ESTE ARTIGO APRESENTA ESTUDOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, CAMPUS FRANCISCO BELTRÃO, PARANÁ. NESTE RECORTE DA PESQUISA, ANALISAM-SE A INFLUÊNCIA NEOLIBERAL SOBRE O MOVIMENTO PELO ENSINO DOMICILIAR, BEM COMO OS ASPECTOS MERCANTIS PARA SUA PRÁTICA. O OBJETIVO CONSISTE EM ANALISAR AS FORMAS PELAS QUAIS O NEOLIBERALISMO ATUA E INFLUENCIA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E, EM PARTICULAR, QUAIS AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO PELO ENSINO DOMICILIAR. DE MODO SECUNDÁRIO, OBJETIVA ANALISAR A FORMA COMO O MERCADO TEM OCUPADO O ESPAÇO ABERTO PELOS ADEPTOS AO ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL. PARA ESTE ARTIGO, UTILIZAM-SE SISTEMATIZAÇÕES DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA E DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE ANÁLISE. OS RESULTADOS PARCIAIS DAS ANÁLISES APONTAM QUE O MOVIMENTO PELO ENSINO DOMICILIAR, COMO ALTERNATIVA PRIVADA DE EDUCAÇÃO, FOI INFLUENCIADO PELO IDEÁRIO NEOLIBERAL AO MENOS NO QUE DIZ RESPEITO AO DIREITO À LIBERDADE DE ESCOLHA PELOS PAIS OU RESPONSÁVEIS. ALÉM DISSO, TORNOU-SE MAIS UMA FORMA DE MERCANTILIZAR A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA VENDA DE MATERIAIS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS POR ENTES PRIVADOS.