A CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA AFIRMA QUE É DIREITO DE TODOS OS CIDADÃOS O ACESSO AO ENSINO DE QUALIDADE POR MEIO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS. NO ENTANTO, QUANDO ANALISAMOS A PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAMOS LACUNAS NA INFRAESTRUTURA E METODOLOGIAS DIDÁTICAS, ESPECIALMENTE QUANDO EXAMINAMOS O ENSINO DE QUÍMICA. COM ISSO, O OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO CONSISTE NA DISPONIBILIZAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E/OU INCLUSIVA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO (PPC) DE QUÍMICA LICENCIATURA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS. A ANÁLISE DOS PPCS OBSERVOU QUE LACUNAS NA FORMAÇÃO DOCENTE E A ABORDAGEM DA INCLUSÃO NESSES CURSOS. APÓS ESSAS OBSERVAÇÕES, ACREDITA-SE QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADAS COM O ENSINO DA DISCIPLINA COM A PERSPECTIVA INCLUSIVA SERVIRIA COMO AUXÍLIO O PROFESSOR NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL E PROMOVER A APRENDIZAGEM.