A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E MUNDIAL VEM PASSANDO POR INTENSAS TRANSFORMAÇÕES DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS INICIADA EM 2020. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TIVERAM QUE ADERIR AO ENSINO REMOTO DE UMA MANEIRA MUITO RÁPIDA E AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. NESSE SENTIDO ESSE TRABALHO VEM COM O INTUITO DE IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, COM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM, NO COMPONENTE CURRICULAR SAÚDE COLETIVA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE II, MINISTRADO POR DUAS DOCENTES EM CONJUNTO. ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS SÍNCRONAS, REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS ASSÍNCRONAS E ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO NO ENCERRAMENTO DAS AULAS, COM PERGUNTAS NORTEADORAS ORGANIZADAS NO SENTIDO DE COLETAR DADOS SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO REMOTO COM USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. FORAM DEZESSEIS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS E ATRAVÉS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR VANTAGENS DO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DIFICULDADES NO COMPONENTE CURRICULAR CITADAS PELOS ALUNOS, A ACESSIBILIDADE ÀS AULAS E A QUANTIDADE ALTA DE ASSUNTOS. ESPERA-SE CONTRIBUIR COM UMA FORMAÇÃO INTEGRAL ENGAJADA NA CULTURA DIGITAL PARA ALÉM DO ENSINO REMOTO.