AS ATIVIDADES PR?TICAS CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE NO ENSINO DE CI?NCIAS, ESPECIALMENTE QUANDO INSTIGAM A PROBLEMATIZA??O E A ARGUMENTA??O, FOMENTANDO A FORMA??O DE ALUNOS MAIS CR?TICOS. AL?M DISSO, QUANDO RELACIONADAS AO COTIDIANO, AS ATIVIDADES PR?TICAS POSSIBILITAM UMA VIS?O AL?M DA SALA DE AULA E O DISCENTE CONSEGUE RELACIONAR OS CONCEITOS CIENT?FICOS COM O SEU ENTORNO. ENTRETANTO, A M? INFRAESTRUTURA NAS ESCOLAS E A ESCASSEZ DE RECURSOS DIFICULTAM O TRABALHO DO PROFESSOR E COMPROMETEM UM PROCESSO EDUCATIVO RELACIONADO ? REALIDADE DO ALUNO. DESTE MODO, ESSE TRABALHO APRESENTA EXPERIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE EMBEBI??O E BUSCA SUBSTITUI??ES PARA MATERIAIS E METODOLOGIAS SIMPLES, SEM QUE SE NEGLIGENCIE O CONTE?DO CIENT?FICO RELACIONADO. OS EXPERIMENTOS TAMB?M POSSIBILITAM A PARTICIPA??O DO EDUCANDO NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES E, ASSIM, ESPERA-SE O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTA??O E DO SENSO CR?TICO DOS ALUNOS,