Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE BOTÂNICA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPÇÃO, AULAS PRÁTICAS, , Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

AS PLANTAS MEDICINAIS SÃO AS MAIS ANTIGAS FORMAS TERAPÊUTICAS USADAS DESDE A ANTIGUIDADE ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM SUA IMPORTÂNCIA NA MEDICINA NATURAL, NELAS PODEMOS ENCONTRA OS AROMAS E FITOTERÁPICO BASTANTE UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO, PODENDO SER ENCONTRADA VARIEDADES DE PROPRIEDADES QUÍMICAS FUNDAMENTAIS PARA A FUNÇÃO DE CURA E BEM ESTAR. DESSE MODO, OBJETIVOU-SE NESTA PESQUISA, DEMONSTRAR POR MEIO DA CONFECÇÃO DE SABONETES E VELAS UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE PLANTAS MEDICINAIS DA FLORESTA AMAZÔNICA, POSSIBILITANDO A RELAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS COM OS ASSUNTOS E CONCEITOS DA ÁREA DE BOTÂNICA NO CURSO DE CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA DA UFAM. ESTA PESQUISA TEVE CARÁTER DE PESQUISA APLICADA, BIBLIOGRÁFICA E DESCRITIVA, PARA LEVANTAMENTO DE DADOS INICIOU-SE COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO ABERTO COM CINCO PERGUNTAS PARA O PRÉVIO CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A BOTÂNICA, APÓS APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIO FOI EXPOSTA AULAS EXPOSITIVAS EM SEGUIDA A APLICAÇÃO DA AULA PRATICA NO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA PARA A CONFECÇÃO DAS VELAS REPELENTES E SABONETES UTILIZANDO ESSÊNCIAS NATURAIS DE BURITI, AÇAÍ E CUPUAÇU. NO INÍCIO OS ALUNOS APRESENTARAM DIFICULDADES SOBRE O REFERIDO ASSUNTO, POIS OS MESMOS TINHAM POUCO CONHECIMENTO SOBRE A BOTÂNICA, APÓS AS AULAS EXPOSITIVAS E AULA PRATICA A PESQUISA FOI BASTANTE SATISFATÓRIA, POIS, ATRAVÉS DESTA PRÁTICA NOTOU-SE QUE FOI POSSÍVEL DESPERTAR A CURIOSIDADE E O INTERESSE PELA A BOTÂNICA TORNANDO SEUS SABERES POPULARES MAIS DESAFIADORES EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS, LOGO ESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL SER CONCLUÍDA COM ÊXITO ACERCA DE OUTROS MÉTODOS DE ENSINO.

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