A PRESENTE PESQUISA ABORDA A COMPREENSÃO DE PENSAR O ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS DE MANEIRA QUE O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE E DO PROFESSOR DÊ-SE DE FORMA SIGNIFICATIVA. CONDUZIR A APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL EDUCATIVO CARECE DO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS QUE SUSTENTAM UMA COMUNIDADE EDUCATIVA QUE APERFEIÇOA-SE NA COLETIVIDADE, DESTE MODO, O OBJETO A SER AVALIADO É A PROPOSTA DE SIMON, 2004, DAS E-ATIVIDADES COMO MÉTODO PEDAGÓGICO QUE PODE GARANTIR O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO EM AMBIENTE ONLINE. PARA A PRODUÇÃO DESSA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS AS TEORIAS DE MOREIRA, 2020, ACERCA DO AMBIENTE VIRTUAL PEDAGÓGICO E DE SIMON, 2004, SOBRE OS CONCEITOS E ESTRUTURAÇÃO DAS E-ATIVIDADES. A PARTIR DESSAS TEORIAS, FOI AVALIADA A PROPOSTA DAS E-ATIVIDADES PARA O ENSINO PEDAGÓGICO NO AMBIENTE ONLINE. COMO RESULTADOS, OBSERVA-SE QUE A PROPOSTA DA UTILIZAÇÃO DAS E-ATIVIDADES É CAPAZ DE GARANTIR UMA QUALIDADE NO ENSINO E APRENDIZAGEM QUE NÃO DEIXE A DESEJAR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DENTRO DA COMUNIDADE ESTUDANTIL, POIS PREZA PELOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DE MODO QUE CADA UM DOS CINCO NÍVEIS APONTADOS, BEM COMO A ESTRUTURA DAS E-ATIVIDADES, VISEM O DESENVOLVIMENTO EFETIVO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES.