Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: TDIC, PROFESSORES, ENSINO, SARS-COV-2, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82513
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 9277
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM SÉRIE DE MUNDANÇAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO; DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO OS EDUCADORES INEVITAVELMENTE TIVERAM MUDANÇAS EM SEU ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR, A PARTIR DE DOCUMENTOS PUBLICADOS, QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA BASE DE DADOS SCIELO; OS DADOS FORAM COLETADOS EM SETEMBRO E OUTUBRO DE 2021; FORAM INCLUÍDOS NA REVISÃO ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020 E 2021, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, E FORAM EXCLUÍDOS ARTIGOS DE REVISÃO, PREPINTS E ARTIGOS QUE NÃO APRESENTAVAM A PERSPECTIVA DOS DESAFIOS DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA; A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM ENCONTRADOS 47 ARTIGOS E APÓS ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM SELECIONADOS 16 ARTIGOS PARA ANÁLISE FINAL. DENTRE OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE, NUMA VERIFICAÇÃO GERAL, FOI POSSÍVEL ELENCAR DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS RELACIONADAS AOS DESAFIOS, SENDO A PRIMEIRA SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, E A SEGUNDA MAIS RELACIONADA A UMA PERSPECTIVA EMOCIONAL E FÍSICA. TODO O APORTE POSSÍVEL VINDO DAS IE’S, DOS PAIS DOS ESTUDANTES E DOS GOVERNOS AOS PROFESSORES, SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER QUALIFICADOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS A AMPLIAÇÃO DAS BASES DE DADOS, PARA QUE A PESQUISA TENHA UM ALCANCE MAIS AMPLO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDIC, PROFESSORES, ENSINO, SARS-COV-2, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9277_05112021194433.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BORGES, ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaulaborgessouza123@gm"
    "autor_ies" => "UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82513
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2966
    "inscrito_id" => 9277
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM SÉRIE DE MUNDANÇAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO; DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO OS EDUCADORES INEVITAVELMENTE TIVERAM MUDANÇAS EM SEU ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR, A PARTIR DE DOCUMENTOS PUBLICADOS, QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA BASE DE DADOS SCIELO; OS DADOS FORAM COLETADOS EM SETEMBRO E OUTUBRO DE 2021; FORAM INCLUÍDOS NA REVISÃO ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020 E 2021, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, E FORAM EXCLUÍDOS ARTIGOS DE REVISÃO, PREPINTS E ARTIGOS QUE NÃO APRESENTAVAM A PERSPECTIVA DOS DESAFIOS DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA; A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM ENCONTRADOS 47 ARTIGOS E APÓS ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM SELECIONADOS 16 ARTIGOS PARA ANÁLISE FINAL. DENTRE OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE, NUMA VERIFICAÇÃO GERAL, FOI POSSÍVEL ELENCAR DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS RELACIONADAS AOS DESAFIOS, SENDO A PRIMEIRA SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, E A SEGUNDA MAIS RELACIONADA A UMA PERSPECTIVA EMOCIONAL E FÍSICA. TODO O APORTE POSSÍVEL VINDO DAS IE’S, DOS PAIS DOS ESTUDANTES E DOS GOVERNOS AOS PROFESSORES, SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER QUALIFICADOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS A AMPLIAÇÃO DAS BASES DE DADOS, PARA QUE A PESQUISA TENHA UM ALCANCE MAIS AMPLO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TDIC, PROFESSORES, ENSINO, SARS-COV-2, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID9277_05112021194433.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA BORGES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "BORGES, ANA PAULA"
    "autor_email" => "anapaulaborgessouza123@gm"
    "autor_ies" => "UENF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE UM SÉRIE DE MUNDANÇAS EM TODOS OS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCAÇÃO; DIANTE DESTE NOVO CENÁRIO OS EDUCADORES INEVITAVELMENTE TIVERAM MUDANÇAS EM SEU ÂMBITO PESSOAL E PROFISSIONAL. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE COM ESTA PESQUISA ANALISAR, A PARTIR DE DOCUMENTOS PUBLICADOS, QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS NA BASE DE DADOS SCIELO; OS DADOS FORAM COLETADOS EM SETEMBRO E OUTUBRO DE 2021; FORAM INCLUÍDOS NA REVISÃO ARTIGOS PUBLICADOS EM 2020 E 2021, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, E FORAM EXCLUÍDOS ARTIGOS DE REVISÃO, PREPINTS E ARTIGOS QUE NÃO APRESENTAVAM A PERSPECTIVA DOS DESAFIOS DOS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA; A PARTIR DA BUSCA BIBLIOGRÁFICA POR MEIO DOS DESCRITORES UTILIZADOS FORAM ENCONTRADOS 47 ARTIGOS E APÓS ADOÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO FORAM SELECIONADOS 16 ARTIGOS PARA ANÁLISE FINAL. DENTRE OS ESTUDOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE, NUMA VERIFICAÇÃO GERAL, FOI POSSÍVEL ELENCAR DUAS CATEGORIAS PRINCIPAIS RELACIONADAS AOS DESAFIOS, SENDO A PRIMEIRA SOBRE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO USO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS, E A SEGUNDA MAIS RELACIONADA A UMA PERSPECTIVA EMOCIONAL E FÍSICA. TODO O APORTE POSSÍVEL VINDO DAS IE’S, DOS PAIS DOS ESTUDANTES E DOS GOVERNOS AOS PROFESSORES, SÃO ESSENCIAIS PARA MANTER QUALIFICADOS OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA. SUGERE-SE PARA TRABALHOS FUTUROS A AMPLIAÇÃO DAS BASES DE DADOS, PARA QUE A PESQUISA TENHA UM ALCANCE MAIS AMPLO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.