O PRESENTE RESUMO ? FRUTO DE PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS E DAS EXPERI?NCIAS DOS GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARA?BA/UFPB. O TRABALHO APRESENTA ASPECTOS RELEVANTES PARA O ENTENDIMENTO DE COMO SE CARACTERIZA A FORMA??O DE DOCENTES, BEM COMO AS CONTRIBUI??ES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O A DOC?NCIA/PIBID, PARA A AQUISI??O E CONSERVA??O DO CAPITAL HUMANO NO QUE DIZ RESPEITO A PR?TICA DA DOC?NCIA. NOSSO OBJETIVO ? RELATAR/ANALISAR NOSSAS EXPERI?NCIAS COTIDIANAS VIVENCIADAS NESSE PER?ODO DE ENSINO EMERGENCIAL REMOTO/ERE, ENTENDER COMO SE D? ? FORMA??O DOS DOCENTES DE MODO GERAL E COMO O PIBID TEM AJUDADO EM TAL PROCESSO, ENTENDIDO COMO UM ESPA?O EM QUE FUTUROS PROFESSORES PODEM EXERCER ASPECTOS DA DOC?NCIA E APRENDER EM INTERA??O COM PROFESSORES EXPERIENTES QUE ATUAM NA EDUCA??O B?SICA. O PIBID TEM SE CARACTERIZADO COMO UM ESPA?O QUE CONTRIBUI EFETIVAMENTE PARA A FORMA??O INICIAL DE LICENCIANDOS E A CONSTITUI??O DA IDENTIDADE DOCENTE.