Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LÚDICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79877
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 3092
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES"
    "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE  O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS,  E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LÚDICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID3092_28072021161157.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA"
    "autor_email" => "affodite.goddess@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79877
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 561
    "inscrito_id" => 3092
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: IMPACTOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DO LÚDICO PARA AFINS DE ESTÍMULOS DE HABILIDADES"
    "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE  O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS,  E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL  A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LÚDICO, FORMAÇÃO DE LEITORES, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID3092_28072021161157.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MACHADO DE SENA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA SILVA"
    "autor_email" => "affodite.goddess@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS, E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.