A ALFABETIZAÇÃO É MAIS DO QUE ENSINAR A LER E ESCREVER, SENDO ASSIM NECESSÁRIO ENTENDER DIFERENTES VISÕES DE MUNDO. COMPREENDEMOS QUE O LETRAMENTO É UM PROCESSO CONTINUO E QUE NÃO DEVE SER VISTO POR ETAPAS IMUTÁVEIS, E SIM PELA ÓTICA DO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO. DENTRO DESSE DESENVOLVIMENTO A AUTONOMIA É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO INDIVIDUAL E COLETIVO DA CRIANÇA EM CONSTANTE FORMAÇÃO. ESSE ESTUDO TEM O INTUITO DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DO ATO DE ALFABETIZAR E OS IMPACTOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMACAO DE LEITORES. O OBJETIVO PRINCIPAL É FORTALECER DIÁLOGOS REFERENTES AO TEMA E APONTAR QUESTÕES RELACIONADAS A PARTIR DE REFERENCIAL TEÓRICO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA TRAZENDO O LÚDICO COMO ALIADO NO DESPERTAR DE HABILIDADES E FORMAÇÃO DE LEITOR. O REFERENCIAL TEÓRICO BASE DESSA PESQUISA TEM COMO PONTO DE PARTIDA FREIRE (1996), POR TRAZER O CONCEITO DE AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DA INTERCULTURALIDADE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. DIALOGAMOS COM BORBA (2007), POR SEU OLHAR COLOCAR O LÚDICO COMO ENRRIQUECEDOR DO VOCABULÁRIO E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO E O AVANÇOS DE HIPÓTESES EM CRIANÇAS. KISHIMOTO (1994), POR SOLIDIFICAR QUE O DESPERTAR DA LEITURA PODE VIR ATRAVÉS DO LÚDICO, ESTIMULANDO O ALUNO A SER UM CRIADOR DE POSSIBILIDADES PROPORCIONANDO SUA AUTONOMIA. RECORREMOS A BORGES (2013), AO REFLETIRMOS OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. POR FIM SOARES (2003), POR CONTRIBUIR E RESPONDER AS PRINCIPAIS QUESTÕES DE ORIGEM DESSE ESTUDO.