CONSTITUI-SE, O PRESENTE ARTIGO, DE PARTE DAS REFLEXÕES DE UMA INVESTIGAÇÃO E TRAZ COMO OBJETIVO REFLETIR ACERCA DA INFLUÊNCIA DO NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), PROCURANDO RESPONDER O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: - EM LINHAS GERAIS, SERÁ QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? CONSTITUIU-SE DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, EMBASADOS PRINCIPALMENTE EM SAVIANI (1983, 2008), FREITAS (1995, 2017), SANTOS (2004) E PIRES (2020), E ESTUDO DOCUMENTAL (BRASIL, 2017). OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DOS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO, QUE RESULTOU NA CRIAÇÃO DE TRÊS CATEGORIAS DE ANÁLISE: A) DIMENSÃO E ALCANCE DA BNCC, B) POSSIBILIDADE DE MATERIALIZAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA EDUCAÇÃO POR MEIO DA BNCC, C) PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NA BNCC. INFERE-SE QUE A BNCC SE CONSTITUI NUM PROJETO MAIOR DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, COM FORTES INFLUÊNCIAS DOS GRANDES ORGANISMOS E CONGLOMERADOS EMPRESARIAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TAMBÉM QUE HÁ INDÍCIOS DA PRESENÇA DE PRESSUPOSTOS NEOTECNICISTAS NO DOCUMENTO ESTUDADO. ENTENDE-SE QUE AS REFLEXÕES APRESENTADAS NESTE ARTIGO SÃO CONSIDERADAS RELEVANTES, UMA VEZ QUE ESTUDOS SISTEMATIZADOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE BNCC E NEOTECNICISMO AINDA SÃO CONSIDERADOS ESCASSOS NA PRODUÇÃO NACIONAL. ADEMAIS, TANTO A BNCC QUANTO O NEOTECNICISMO PEDAGÓGICO SÃO CONSIDERADOS FENÔMENOS RELATIVAMENTE RECENTES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O QUE DEMONSTRA A NECESSIDADE DE ESTUDOS MAIS SISTEMATIZADOS