A CRESCENTE BUSCA POR FORMAS DE ENERGIAS ALTERNATIVAS PARA CONSUMO E DESENVOLVIMENTO DO BRASIL CONTRIBUIU PARA A DIVERSIDADE ENERGÉTICA ENCONTRADA HOJE. ENTRE ELAS ESTÁ A ENERGIA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. ESSE TEMA, PROPORCIONA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO COM O COTIDIANO DO ALUNO, ALÉM DE POSSIBILITAR INTERDISCIPLINARIDADE COM OUTRAS DISCIPLINAS. NESSA PERSPECTIVA É QUE SE PROPÕE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CALORÍMETRO DE COMBUSTÃO E COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO DE ENTALPIA DE COMBUSTÃO (PODER DE QUEIMA) DE ALGUNS ÓLEOS, TÍPICOS DA REGIÃO DO SEMIÁRIDO BAIANO, PARA VERIFICAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS. ESSA SEQUÊNCIA FOI APLICADA PARA OITO ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, UTILIZA-SE DA METODOLOGIA DA ENGENHARIA DIDÁTICA, POSSUI ENFOQUE QUALITATIVO E PARA O ALUNO TEM POSSUI FORTE APELO QUANTITATIVO. NA EXPERIMENTAÇÃO, A PARTIR DOS DADOS FOI REALIZADA A ANÁLISE QUALITATIVA DAS ÁREAS DOS GRÁFICOS; ESTUDADO UMA EQUAÇÃO QUE MELHOR DEFINISSE A CURVA DE CADA GRÁFICO; OBTIDO AS ÁREAS LIMITADAS PELAS EQUAÇÕES, QUANTITATIVAMENTE, PELO CÁLCULO NUMÉRICO. DOS RESULTADOS, O ÓLEO DE OURICURI FOI O MAIS EFICIENTE. PORÉM, O CERCE NÃO É ESSE TRATAMENTO, MAS SIM OS PASSOS METODOLÓGICOS QUE COMPÕE A SEQUÊNCIA (AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS).