O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PASSOU POR GRANDES MUDANÇAS, PRINCIPALMENTE, A PARTIR DA DÉCADA DE 1980. ESSAS TRANSFORMAÇÕES FORAM IMPORTANTES PARA ENTENDEMOS O CENÁRIO QUE TEMOS HOJE. ESSAS MUDANÇAS FORAM IMPORTANTES PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LINGUAGEM, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO AO LADO DO CONCEITO DE LETRAMENTO. ESTE ESTUDO VOLTA-SE PARA A LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO, ESPECIFICAMENTE DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA COLEÇÃO CRESCER, DE LÍNGUA PORTUGUESA. O ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA, SEU TIPO É EXPLORATÓRIO. FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES COMO ANTUNES (2009), SOARES (2008), BITTENCOURT (1985), GERALDI (2006) E KLEIMAN (1995). O ENSINO DA ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO AINDA SE CONSTITUI DE MANEIRA FRAGMENTADA E NÃO POSSIBILITA A AUTONOMIA NA PRODUÇÃO. APESAR DAS DIRETRIZES QUE EMBASAM ESSES MATERIAIS, OS LIVROS DIDÁTICOS TRAZEM PROPOSTAS QUE TRABALHAM O ENSINO DA LÍNGUA DE FORMA MUITO SUCINTA, QUE NÃO PERMITEM EXPLORAR ASPECTOS IMPORTANTES DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA E DE UMA PRODUÇÃO DE TEXTOS.