ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010).