O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80621 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1555 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9313_29072021190117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80621 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1555 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "O CORDEL EM SALA DE AULA: SUGESTÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O USO DA LITERATURA POPULAR VISANDO O INCREMENTO DA LEITURA" "resumo" => "ESTE TRABALHO É ABERTO COM REFLEXÕES EM TORNO DA SITUAÇÃO ATUAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA, SENDO ESSA DISCUSSÃO ANTECEDIDA PELA EXPOSIÇÃO DE ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE O ATO DE LER. EM SEGUIDA, É MOSTRADO COMO O TEXTO LITERÁRIO PODE SER ÚTIL PARA CONTRIBUIR TANTO COM A HABILIDADE LEITORA DOS ALUNOS QUANTO DE OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS DISCENTES. POR FIM, ESPECIFICANDO AINDA MAIS A SUGESTÃO DE OBRAS LITERÁRIAS A SEREM UTILIZADAS EM SALA DE AULA PARA O INCREMENTO DA LEITURA, PASSA-SE A DISCUTIR SOBRE COMO O CORDEL, QUANDO BEM EXPLORADO PELO PROFESSOR, PODE SE CONSTITUIR EM UMA INTERESSANTE FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, TRAZEMOS INFORMAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA E SOBRE AS MARCAS CENTRAIS DA POESIA POPULAR, AO QUE SE SEGUE UMA REFLEXÃO SOBRE AS POTENCIALIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSA MODALIDADE DE CRIAÇÃO POÉTICA E POPULAR. A OPÇÃO PELO CORDEL – IMPORTA DIZER – TEVE, COMO MOTIVAÇÃO PRINCIPAL, SER REFERIDO GÊNERO UM OBJETO DE ESTUDO DA PESQUISADORA, HÁ MUITOS ANOS. A PARTIR DESSES ESTUDOS, A AUTORA OBSERVOU QUE A INCLUSÃO DO CORDEL, EM SALA DE AULA, PODE TRAZER VÁRIOS BENEFÍCIOS, NO TOCANTE AO INCREMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR FIM, VALE DESTACAR QUE, DENTRE OS AUTORES MAIS IMPORTANTES, PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, INCLUEM-SE: A) SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA: CUNHA (1999); SMITH (1999); E ZILBERMAN (1981 E 1996); B) SOBRE A LITERATURA DE CORDEL: GALVÃO (2000 E 2001) E MELO (1982); C) SOBRE METODOLOGIAS DE USO DO CORDEL EM SALA DE AULA: VIANA (2010)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO, CORDEL, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID9313_29072021190117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA" "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }