PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM POR OBJETIVO APRIMORAR A FORMAÇÃO
DO GRADUANDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM ESTUDO
ACERCA DO PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS FORAM UTILIZADOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS DA PRP,
RESOLUÇÕES CNE/CP N. 4/2018, N. 2/2017, N.02/2015; LDBEN N. 9.394/96; PORTARIA GAB N. 38/2018;
CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); EDITAIS CAPES; DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
BÁSICA; BNCC; BNC-FORMAÇÃO E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ARTICULADAS AOS REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA DESCREVENDO O PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O PRP BUSCA ROMPER COM A CLÁSSICA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E
A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LARGA COM ATUAÇÃO DIVIDIDA ENTRE A
UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR CONTER UMA CARGA HORÁRIA AMPLIADA, COLABORA PARA O
QUE O FUTURO DOCENTE PASSE A COMPREENDER E TER EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM FORMATO MAIS
APROFUNDADO. O PRP INTEGRA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUGERE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE
NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E ENCARANDO VÁRIOS DESAFIOS. ASSIM, DESTACAMOS A
NECESSIDADE DE AMPLIAR AS PESQUISAS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FIM DE
OPORTUNIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR.