Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, , RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      ACERCA DO PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA \r\n
      PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS FORAM UTILIZADOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS DA PRP, \r\n
      RESOLUÇÕES CNE/CP N. 4/2018, N. 2/2017, N.02/2015; LDBEN N. 9.394/96; PORTARIA GAB N. 38/2018; \r\n
      CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); EDITAIS CAPES; DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO \r\n
      BÁSICA; BNCC; BNC-FORMAÇÃO E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ARTICULADAS AOS REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA DESCREVENDO O PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O PRP BUSCA ROMPER COM A CLÁSSICA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E \r\n
      A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LARGA COM ATUAÇÃO DIVIDIDA ENTRE A \r\n
      UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR CONTER UMA CARGA HORÁRIA AMPLIADA, COLABORA PARA O \r\n
      QUE O FUTURO DOCENTE PASSE A COMPREENDER E TER EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM FORMATO MAIS \r\n
      APROFUNDADO. O PRP INTEGRA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUGERE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE \r\n
      NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E ENCARANDO VÁRIOS DESAFIOS. ASSIM, DESTACAMOS A \r\n
      NECESSIDADE DE AMPLIAR AS PESQUISAS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA \r\n
      PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FIM DE \r\n
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) TEM POR OBJETIVO APRIMORAR A FORMAÇÃO DO GRADUANDO NOS CURSOS DE LICENCIATURA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM ESTUDO ACERCA DO PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. PARA ISSO, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, NOS QUAIS FORAM UTILIZADOS OS FUNDAMENTOS LEGAIS DA PRP, RESOLUÇÕES CNE/CP N. 4/2018, N. 2/2017, N.02/2015; LDBEN N. 9.394/96; PORTARIA GAB N. 38/2018; CONSTITUIÇÃO FEDERAL (1988); EDITAIS CAPES; DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA; BNCC; BNC-FORMAÇÃO E REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS ARTICULADAS AOS REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA FOI ESTRUTURADA DESCREVENDO O PRP ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, COMPREENDEMOS QUE O PRP BUSCA ROMPER COM A CLÁSSICA DISTÂNCIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DE UMA EXPERIÊNCIA MAIS LARGA COM ATUAÇÃO DIVIDIDA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. POR CONTER UMA CARGA HORÁRIA AMPLIADA, COLABORA PARA O QUE O FUTURO DOCENTE PASSE A COMPREENDER E TER EXPERIÊNCIAS NO ÂMBITO ESCOLAR EM UM FORMATO MAIS APROFUNDADO. O PRP INTEGRA A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUGERE UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA COMO UMA PROPOSTA INOVADORA E ENCARANDO VÁRIOS DESAFIOS. ASSIM, DESTACAMOS A NECESSIDADE DE AMPLIAR AS PESQUISAS ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O FORTALECIMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, A FIM DE OPORTUNIZAR UMA DISCUSSÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CONTEXTO ESCOLAR.

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