TEMATIZAMOS NESTA PESQUISA AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE, EXPONDO UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO PENSAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO DO EDUCADOR NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, A PARTIR DE DADOS OBTIDOS EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E DA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA POR EDUCADORES DO CAMPO. DEVIDO A RELEVÂNCIA DE UMA COMPREENSÃO DO MUNDO IMEDIATO VIVIDO PELOS SUJEITOS DO CAMPO E AS INÚMERAS CONTRIBUIÇÕES A PROJETOS DE FORMAÇÃO RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO, O EDUCADOR PAULO FREIRE É IDENTIFICADO COMO O GRANDE REFERENCIAL BRASILEIRO AO TRATARMOS DAS RELAÇÕES ENTRE SABERES POPULARES E CIENTÍFICOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO DO CAMPO. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS A EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO IMPORTANTE POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVAS PERSPECTIVAS PARA A VIDA DO SUJEITO DO CAMPO. EVIDENCIAMOS QUE A EDUCAÇÃO DESTINADA AO MEIO RURAL NÃO SEJA UM DISTANCIAMENTO DO CAMPO, MAS SIM A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA; LUTA POR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO ASSOCIADO A UM SISTEMA AGRÍCOLA QUE NÃO MATE A DIGNIDADE DO SER HUMANO; DEFESA E IMPOSIÇÃO DE ESCOLA FUNDAMENTADA NA EDUCAÇÃO POPULAR E NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO.