Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMES SOBRE A PANDEMIA: NOTAS INICIAIS DE UM ESTUDO SEMÂNTICO-COGNITIVO

Palavra-chaves: CONCEITUALIZAÇÃO, COGNIÇÃO, ISOLAMENTO SOCIAL, , Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

PARTINDO DA HIPÓTESE DE QUE A ANÁLISE LINGUÍSTICA DE USOS ESPECÍFICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA PERSPECTIVA SEMÂNTICO-COGNITIVA, CONTRIBUI COM A COMPREENSÃO SOBRE O CARÁTER EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEITUALIZAÇÃO HUMANAS, SURGE O SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA, QUE AQUI APRESENTAMOS: QUAIS FORMAS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA PANDEMIA SÃO RECORRENTES NAS REDES SOCIAIS ONLINE, NO CONTEXTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, E COMO TAIS CONCEPTUALIZAÇÕES SÃO EVIDENCIADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA? ASSIM SENDO, É OBJETIVO DA PESQUISA O ESTUDO DAS FORMAS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA PANDEMIA EMERGENTES EM MEMES DISPONÍVEIS ONLINE, SEJAM ELES VERBAIS OU MULTIMODAIS, POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO DAS FORMAS DE CONCEITUALIZAÇÃO NOS TEXTOS SELECIONADOS, VISANDO ANALISAR COMO TAIS FORMAS EMERGEM NA LÍNGUA, ATRAVÉS, ESPECIALMENTE, DE METÁFORAS DO PENSAMENTO CORPORIFICADO. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO FUNDAMENTA-SE NAS DISCUSSÕES DA SEMÂNTICA COGNITIVA, MAIS ESPECIFICAMENTE AS TEORIAS DA METÁFORA CONCEITUAL (LAKOFF, JOHNSON; 1980, 1987, 1999). A METODOLOGIA DE TRABALHO SERÁ QUALITATIVA, INTERPRETATIVA E DOCUMENTAL, CUJO CORPUS SERÁ COMPOSTO POR MEMES, DISPONÍVEIS ONLINE EM DIVERSAS REDES SOCIAIS. ESPERA-SE, POR MEIO DESTE PROJETO, FOMENTAR DISCUSSÕES, VISANDO À REVISÃO DAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS USUAIS NAS PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL, APRESENTANDO, POR MEIO DOS RESULTADOS OBTIDOS, NOVOS CAMINHOS INTERPRETATIVOS PARA TEXTOS DIVERSOS NA ÁREA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ALÉM DE DISCUTIR COMO UMA ANÁLISE DE CARÁTER SEMÂNTICO-COGNITIVO PODE REVELAR A BASE EXPERIENCIALISTA DAS FORMAS DE CONCEITUALIZAÇÕES HUMANAS.

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