SILVA, Melissa Cordeiro Da. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81577>. Acesso em: 05/11/2024 07:42
DIANTE DA NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA, SURGE A REFLEXÃO DE COMO TORNAR A LEITURA DE UM LIVRO INTERESSANTE E SIGNIFICATIVA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A TROCA DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA POSSIBILITOU CONSTATAR QUE A LEITURA LITERÁRIA NÃO É ATRATIVA, NÃO PERTENCE AO UNIVERSO DESSES ADOLESCENTES, QUE MUITAS VEZES SÓ ACONTECE POR MEIO DA OBRIGATORIEDADE. ESSE TEXTO DESCREVE UMA PROPOSTA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL REALIZADA EM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O LIVRO “NÓ NA GARGANTA”, DE MIRNA PINSKY. PASSAMOS POR ALGUMAS ETAPAS COMO: SONDAGEM SOBRE O QUE ESPERAVAM DA OBRA, LEITURA COMPARTILHADA EM SALA DE AULA, LEITURA INDIVIDUAL DE ALGUNS CAPÍTULOS, RODA DE CONVERSA E UMA PRODUÇÃO TEXTUAL APRESENTADA EM HISTÓRIA EM QUADRINHOS OU NO APLICATIVO GACHA LIFE. ESSA EXPERIMENTAÇÃO TAMBÉM VISOU ENVOLVER A UTILIZAÇÃO DE RECURSO VISUAL, JÁ QUE OS ALUNOS IRIAM EXPOR PARA A TURMA A SUA FORMA DE VER O TEXTO NÃO SÓ COM PALAVRAS, MAS COM O DESENHO PRODUZIDO NA HQ OU NO VÍDEO DO APLICATIVO. ALÉM DISSO, SERIA UMA ESTRATÉGIA PARA USAR O CELULAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. ESSA EXPERIMENTAÇÃO DE LEITURA SE FUNDAMENTA AO QUE É PROPOSTO PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (2018), COSSON (2014), CAFIERO (2010) E OLIVEIRA (2010).