O OBJETIVO DESTE ARTIGO É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE QUE SE CONSTITUI NUMA FORMA ABRANGENTE DE EDUCAÇÃO, QUE SE PROPÕE ATINGIR TODOS OS CIDADÃOS, ATRAVÉS DE UM PROCESSO PARTICIPATIVO PERMANENTE QUE PROCURA INCUTIR UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA SOBRE A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE SER ENTENDIDA COMO UMA METODOLOGIA EM QUE CADA PESSOA PODE ASSUMIR E ADQUIRIR O PAPEL DE MEMBRO PRINCIPAL DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PODE MUDAR HÁBITOS, TRANSFORMAR A SITUAÇÃO DO PLANETA TERRA E PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA AS PESSOAS. E ISSO, SÓ SE FARÁ COM UMA PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ONDE CADA INDIVÍDUO SINTA-SE RESPONSÁVEL EM FAZER ALGO PARA CONTER O AVANÇO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. O SER HUMANO DEVE PASSAR A ENTENDER, DESDE CEDO, PRECISA CUIDAR, PRESERVAR E QUE O FUTURO DEPENDE DO EQUILÍBRIO ENTRE HOMEM E NATUREZA E DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS. O AMBIENTE ONDE O SER HUMANO HABITA DEVE ESTAR EM EQUILÍBRIO COM O LUGAR ONDE VIVE. O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OCORRE A PARTIR DE UMA LÓGICA QUE SATISFAÇA AS NECESSIDADES DO PRESENTE, SEM COMPROMETER A CAPACIDADE AS NECESSIDADES DAS GERAÇÕES FUTURA, POIS O SABER AMBIENTAL EMERGE DE UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA VIDA HUMANA NA TERRA.