ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E PRODUÇÃO
TEXTUAL DOS ESTUDANTES NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. SENDO ASSIM, BUSCA-SE
DIDÁTICAS QUE DIFUNDAM A LEITURA E ESCRITA, POR MEIO DE RODA DE CONVERSAS E DIÁLOGOS, NO QUAL OS
ESTUDANTES DESENVOLVERÃO AS HABILIDADES NOS ANOS INICIAIS E A PRODUÇÃO TEXTUAL SEJA REDIGIDA
GRADATIVAMENTE NO DECORRER DOS ANOS POSTERIORES COM A INSERÇÃO DAS REGRAS GRAMATICAIS DE FORMA
CONTEXTUALIZADA. OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO COM A
ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA AS ANÁLISES DOS DADOS FORAM EXPOSTAS EM QUADROS, OS SUJEITOS
DA PESQUISA FORAM 10 ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ASSIM OS
ESTUDOS MOSTRAM A RELAÇÃO SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA TEM UM ELO ESSENCIAL COM A ESCOLA, A JULGAR
QUE A INSTITUIÇÃO JUNTO COM O CORPO DOCENTE PRECISA FORMAR CIDADÃOS ATIVOS NESSE PROCESSO DE
FORMAÇÃO E APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PROFESSOR DEVE INSERIR ATIVIDADES DA VIVÊNCIA
SOCIAL DOS ESTUDANTES, A FIM DE MELHORAR A ESCRITA POR MEIO DE CONTEXTO QUE DÊ SENTIDO AO ALUNO
E ULTRAPASSEM OS MUROS DA ESCOLA.