ESTE PROJETO OBJETIVA COMO TEMA PRINCIPAL A INCLUSÃO DE CRIANÇAS VÍTIMAS DE HOMOFOBIA NOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL II. INICIALMENTE, DESCREVE A HOMOFOBIA, SUA DEFINIÇÃO, CAUSAS, FORMAS DE EXPRESSÃO, SUA CONTEXTUALIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, OS RESULTADOS NEGATIVOS MANIFESTADOS. A NÃO ACEITAÇÃO DE UMA ORIENTAÇÃO SEXUAL DIFERENTE TENDE A PROMOVER AVERSÃO, ASSIM COMO OUTRAS DIVERSIDADES, TENDO A VIOLÊNCIA COMO CONSEQUÊNCIA. NA ESSÊNCIA, ESSA PROBLEMÁTICA PERPETUA NA SOCIEDADE, E SE ESTENDE POR TODOS OS CAMPOS, SENDO A ESCOLA UM DELES. A ANÁLISE DESTE PROJETO PERMITE UMA VISÃO CRÍTICA, E UMA COMPREENSÃO ACERCA DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS VITIMAS DESSA PRÁTICA, APONTANDO A NECESSIDADE DE PROMOVER A ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS NAS ESCOLAS, NÃO COMO UM AGENTE PERPETUADOR DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAS COMO INTERVENTORA NA PROMOÇÃO DO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES EXISTENTES, SEJAM ELAS DE CARÁTER RACIAL, SEXUAL, OU CULTURAL. A RELEVÂNCIA DA ESCOLA EM SE ASSUMIR COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ASSUNTOS TRANSVERSAIS É INDISPENSÁVEL, POIS É NESSE CENÁRIO QUE A EDUCAÇÃO POSSUI O PAPEL DE PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E EMPENHADA EM GARANTIR OS DIREITOS HUMANOS. A INSTITUIÇÃO ESCOLAR COMO ESPAÇO DE TRANSMISSÃO E AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS PERPASSA O SEU PAPEL, ASSUMINDO COMO DESAFIO DISCUTIR E REPENSAR VALORES E PRINCÍPIOS CULTURAIS RIGIDAMENTE ESTABELECIDOS.