QUANDO SE FALA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, É NOTÓRIO OBSERVAR UM GRANDE DESINTERESSE POR PARTE DOS ESTUDANTES DURANTE AS AULAS, MUITAS VEZES DEVIDO AO NÃO ENTENDIMENTO DOS TEMAS ABORDADOS E A FALTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO ENTRE A TEORIA VISTA EM SALA COM O DIA A DIA DESSES ALUNOS. SEGUNDO KRASILCHIK (2004), A MANEIRA UNIDIRECIONAL QUE É LECIONADA UMA AULA TRADICIONAL, GERA O DESINTERESSE DOS ALUNOS E CONSEQUENTEMENTE UM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR. UM DOS RECURSOS DIDÁTICOS QUE TEM GANHADO ESPAÇO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM SÃO OS JOGOS DIDÁTICOS. A PESQUISA SERÁ DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA SECUNDARISTA, TENDO COMO SUJEITOS 01 (UMA) TURMA DO ENSINO SECUNDÁRIO, OU SEJA, TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. TERÁ COMO PROPÓSITO CENTRAL APLICAR UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA DO CONTEÚDO DE HIDROCARBONETOS, PARA ISSO UTILIZARÁ COMO BASE METODOLÓGICA O CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA (CEK). EMBORA ESSA PESQUISA NÃO TENHA SIDO APLICADA ESPERAMOS QUE: OS ESTUDANTES SINTAM UM POUCO DE DIFICULDADE E QUE ACERTEM PARCIALMENTE AS PERGUNTAS; TER UMA AULA EXPOSITIVA ONDE O ESTUDANTE APRESENTE UM PAPEL ATIVO NO PROCESSO; UMA BOA VIVÊNCIA DO JOGO ONDE O OBJETIVO SERÁ TRABALHAR O CONCEITO DE HIDROCARBONETOS; OS ESTUDANTES SANEM AS DIFICULDADES SOBRE AS PERGUNTAS DA ETAPA 1 E QUESTIONAR OS ESTUDANTES SOBRE O JOGO VIVENCIADO E ASSIM REFLETIR.