O AMBIENTE ESCOLAR É UM ESPAÇO IMPORTANTE PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, E COM A PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS, ONDE O ENSINO QUE OCORRIA DE MANEIRA PRESENCIAL, PASSOU A OCORRER DE FORMA VIRTUAL, NO QUAL DIVERSAS PLATAFORMAS E APLICATIVOS FORAM UTILIZADOS, ENTRE ELES O APLICATIVO WHATSAPP. ASSIM, ESSA PESQUISA BUSCA INVESTIGAR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NAS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE PARNAÍBA-PIAUÍ, BRASIL. ESSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA BÁSICA, DESCRITIVA, COM UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA, ONDE O LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES OCORREU ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, ELABORADO NO GOOGLE FORMS. DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS DESTACAR QUE A MAIORIA DOS ALUNOS RESPONDERAM QUE TÊM ACESSO À INTERNET DE FORMA ILIMITADA, ACOMPANHAM COM FREQUÊNCIA ÀS AULAS REMOTAS DE BIOLOGIA VIA WHATSAPP, AVALIAM ESSE ENSINO COMO BOM E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO DE BIOLOGIA PELO APLICATIVO. DIANTE DESSAS INFORMAÇÕES É POSSÍVEL DEFINIR QUE A QUALIDADE DO ENSINO TEM SE MANTIDO, DE FORMA A GARANTIR, MESMO REMOTAMENTE, O APRENDIZADO DOS ALUNOS. OS PROFESSORES FORAM GRANDES ALIADOS DESSE ENSINO VISTO POR MUITOS COMO DESAFIADOR, AO BUSCAR APRENDER E APERFEIÇOAR TÉCNICAS A SEREM UTILIZADAS NA SALA DE AULA VIRTUAL. CONTUDO, AINDA É PRECISO QUE ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS SEJAM BEM ESTRUTURADAS PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DESSES DISCENTES SEJA COMPLETAMENTE EFICAZ, IMPEDINDO QUE ELES SE SINTAM DESMOTIVADOS COM O ENSINO DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA.