ESTE ARTIGO CONFIGURA-SE EM UM TRABALHO FRUTO DE UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA EM DUAS ESCOLAS
PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL I DE RIO BRANCO – ACRE, A PARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA
NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC). O OBJETIVO PRINCIPAL CONSISTIU EM
ANALISAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS PARA PROMOVEREM O ENSINO
DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE LETRAMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA
QUALITATIVA, DESCRITIVA, NA MODALIDADE PESQUISA DE CAMPO, TENDO COMO TÉCNICA E
INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DUAS PROFESSORAS,
SUJEITOS DA PESQUISA, E A OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE EM SALA DE AULA. O APORTE TEÓRICO
ADOTADO PARA FUNDAMENTAR A ANÁLISE DOS DADOS CONSIDEROU OS ESTUDOS DE CARVALHO (2007),
FERREIRO E TEBEROSKI (1991), FERREIRO (1995), SOARES (20010 E WEISZ (2006). A PESQUISA
EVIDENCIOU QUE OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS GIRAM EM TORNO DE
QUESTÕES SOCIAIS RELACIONADAS AO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA E A AUSÊNCIA DE
PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS.