POSSIBILITAR O APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS, MOTORAS E SOCIOEMOCIONAIS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA QUE POSSUEM O OBJETIVO DE AUXILIAR NOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS COM ESSE TRANSTORNO, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM QUE OCORRE NO ÂMBITO ESCOLAR. O TRABALHO É CARACTERIZADO COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL É ENRIQUECIDA PELAS REFLEXÕES DE AUTORES COMO ACIOLI E RAMOS (2020), CÔAS (2017), BARKLEY (2008), SOUSA (2015), VYGOTSKY (1998), ENTRE OUTROS. DESSE MODO, FOI CONSTATADO QUE O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS ALÉM DE FAVORECER O APRENDIZADO, PERMITE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NA DINÂMICA DE SALA DE AULA. NO ENTANTO, AINDA HÁ A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO TDAH NAS ESCOLAS, O QUE EVIDENCIA A CARÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DESSE TRANSTORNO. ACREDITA-SE QUE AS DISCUSSÕES ELABORADAS PODEM CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO SOBRE O TEMA E ASSIM, AUXILIAR NA BUSCA POR MELHORIA DO TRABALHO DOCENTE COM ESSAS CRIANÇAS.