TENDO COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A CONJUNTURA DAS AÇÕES, MODIFICAÇÕES E DISSOLUÇÕES QUE OCORRERAM/OCORREM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, ESTE TRABALHO, ORNAMENTADO POR MEIO DO ENFOQUE METODOLÓGICO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO, VISA TRAZER À LUZ UM CONJUNTO SEQUENCIAL DE INFORMAÇÕES DISCORRENDO SOBRE A EDUCAÇÃO, AS LUTAS ESTUDANTIS E SOCIAIS, PRIMORDIALMENTE, TENDO EM VISTA OS MOVIMENTOS ESTUDANTIS E O DESCONTENTAMENTO SOCIAL COM O ATUAL PROCESSO DE SUCATEAMENTO E DESMONTE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PAÍS, EXPONDO HISTORICAMENTE AS ARTICULAÇÕES E MOBILIZAÇÕES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL, TAL COMO TODA A SUA FORMAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ENQUANTO MOVIMENTO SOCIAL, RESSALTANDO, POR INTERMÉDIO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL, O CENÁRIO DE LUTA QUE ADVEIO A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, ALÉM DE SUAS ATUAIS ORGANIZAÇÕES E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO, DAS COBRANÇAS E RESISTÊNCIAS FRENTE AO ATUAL CAOS IMPOSTO PELO ATUAL DESGOVERNO.