AS HABILIDADES SOCIAIS SÃO COMPREENDIDAS COMO COMPORTAMENTOS SOCIAIS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA A EFICIÊNCIA NA EXECUÇÃO DE TAREFAS INTERPESSOAIS, EM DIFERENTES CONTEXTOS. PENSANDO NA INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM OS AGENTES EDUCATIVOS – NO CASO, PAIS E/OU RESPONSÁVEIS E PROFESSORES, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A INFÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR, PERCORRENDO CONCEITOS COMO PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E DÉFICITS EM HABILIDADES SOCIAIS. COMO METODOLOGIA, REALIZOU-SE UM ENSAIO TEÓRICO, DE CUNHO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, OPTANDO-SE POR UMA REVISÃO DE LITERATURA NARRATIVA. OS RESULTADOS APONTARAM EVIDÊNCIAS POSITIVAS NO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADOLESCENTES E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. A INTERVENÇÃO PODE SER ESTRUTURADA NO FORMATO INDIVIDUAL OU GRUPAL, COM A FINALIDADE DE APRIMORAR O REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DO INDIVÍDUO, EM PROL DE RELAÇÕES MAIS SAUDÁVEIS. CONCLUI-SE QUE O CAMPO DAS HABILIDADES SOCIAIS PODE CONTRIBUIR POSITIVAMENTE COM O CONTEXTO ESCOLAR, VISTO QUE O MESMO É CONSTITUÍDO POR INTERAÇÕES SOCIAIS E DIVIDE A RESPONSABILIDADE EM AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO, COM DESTAQUE NAS PRIMEIRAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO – INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, COMO FATOR PREVENTIVO E PROTETIVO.