A COMPUTA??O E INFORM?TICA NA EDUCA??O CONTRIBUEM NAS MUDAN?AS EM DIVERSOS SEGMENTOS ESCOLARES E APLICA??ES PR?TICAS-PEDAG?GICAS ATRAV?S DE JOGOS EDUCATIVOS A SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA COMPUTADORES. NO CONTEXTO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA), DESTACA-SE O SOFTWARE DOSVOX, USADO NOS ?MBITOS PROFISSIONAL E ACAD?MICO POR PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL NO BRASIL E NO MUNDO. NESTE ESTUDO, ELABORAMOS E EXECUTAMOS UMA PROPOSTA DE FORMA??O CONTINUADA PARA OS PROFESSORES ATUANTES NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) COM O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA DEFICIENTES VISUAIS, CUJOS CONTE?DOS PERMEAVAM A PARTE TE?RICA E PR?TICA SOBRE O DOSVOX, COM A PARTICIPA??O DE DUAS PROFESSORAS E UMA COORDENADORA. ASSIM, A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORAT?RIA E ESTUDO DE CASO, TEVE O OBJETIVO GERAL DE USAR O DOSVOX COMO FERRAMENTA PEDAG?GICA, CONTRIBUINDO COM A PR?TICA PEDAG?GICA DAS PROFESSORAS QUE ATUAM NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL. COLETAMOS DADOS ATRAV?S DE QUESTION?RIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, ENVIADOS AOS RESPONDENTES POR E-MAIL E WHATSAPP. POR MEIO DOS RESULTADOS, PERCEBEMOS QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADO POR TA, DEPENDEM DA APROPRIA??O DE CONHECIMENTOS M?NIMOS VINCULADOS ? TEORIA E PR?TICA PARA MANUSEIO DOS RECURSOS TECNOL?GICOS, POR EXEMPLO: O SOFTWARE DOSVOX. ASSIM, O PROCESSO PARA DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PODE OCORRER POR MEIO DA FORMA??O CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS SRM DE MODO QUE POSSAM UTILIZAR OS RECURSOS DE TA NO CONTEXTO DAS PESSOAS COM DEFICI?NCIA, ESPECIFICAMENTE ALUNOS COM DEFICI?NCIA VISUAL.