Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82506
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1195
    "inscrito_id" => 4824
    "titulo" => "O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2625_21052021154433.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICK GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PATRICK GOMES"
    "autor_email" => "professorpatrickgomes@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82506
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1195
    "inscrito_id" => 4824
    "titulo" => "O USO DE TDIC E METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA POR MEIO DE UM CURSO ON-LINE"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, TECNOLOGIAS, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA101_ID2625_21052021154433.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICK GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PATRICK GOMES"
    "autor_email" => "professorpatrickgomes@hot"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.