ESTA PESQUISA ANALISOU, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM CURSO ON-LINE INTITULADO “METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS – NOVAS FORMAS DE ENSINAR BIOLOGIA”, A PERCEPÇÃO E COMPREENSÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA SOBRE A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS. O CURSO ON-LINE, OCORREU NA PLATAFORMA MOODLE, COM RECURSOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, INDEXADO AO SITE WWW.AULADEBIOLOGIA.COM.BR, ACONTECEU DE FORMA AO VIVO ENTRE OS DIAS 13 DE JANEIRO E 13 DE FEVEREIRO 2020, SENDO DISTRIBUÍDO E APRESENTADO EM OITO MÓDULOS. OS MÓDULOS ABORDARAM TEMÁTICAS COMO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC), METODOLOGIAS ATIVAS E MODELOS DE ENSINO HÍBRIDOS SUSTENTADOS, LETRAMENTO CIENTÍFICO E IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR. SOBRE A ESTRUTURA DA PESQUISA, ESTA CONSISTIU EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO ACERCA DO CURSO ON-LINE E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIA NA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA PARTICIPANTES. DE FORMA GERAL, O CURSO ON-LINE E OS FASCÍCULOS DE CADA MÓDULO FORAM BEM AVALIADOS, MAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS CURSOS DESTA NATUREZA, SÃO NECESSÁRIOS ALGUNS APRIMORAMENTOS QUE ENVOLVEM: AMPLIAÇÃO DA DURAÇÃO DAS AULAS, MATERIAIS AINDA MAIS DIDÁTICOS E POSSIBILIDADE DE ACOMPANHAR MELHOR O PARTICIPANTE. DESTE MODO, O CURSO ON-LINE SERVIU COMO UMA CAPACITAÇÃO QUE APONTOU CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA O APRIMORAMENTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E A PESQUISA APRESENTOU DADOS QUE SERVEM COMO PARÂMETRO PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES LIDAM COM ALUNOS QUE ESTÃO CADA VEZ MAIS CONECTADOS ÀS TECNOLOGIAS E DE QUE FORMA NOVOS CURSOS SOBRE ESSA TEMÁTICA PODEM SER OFERECIDOS.