ESTE ESTUDO TEVE POR FINALIDADE INVESTIGAR QUAIS AS EXPERIÊNCIAS E SABERES ADQUIRIDOS PELOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO CONTEXTO DAS ATIVIDADES DO PIBID EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO-PI. AS REFLEXÕES TEÓRICAS BUSCARAM ANALISAR ASPECTOS INERENTES A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE QUÍMICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE FACILITEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PESQUISA QUALITATIVA PERMITIU LEVANTAR DADOS RELEVANTES E A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES SE DEU A PARTIR DA FILTRAGEM MINUCIOSA DAS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELOS SUJEITOS, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO CONTENDO 6 QUESTÕES. OS RESULTADOS REVELAM QUE O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DIDÁTICO PEDAGÓGICAS COM USO DE RECURSOS DIDÁTICOS, TROUXE INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS, BEM COMO PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. AO FINAL CONSTATOU-SE QUE O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS POSSIBILITOU MAIOR INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES E CONSEQUENTEMENTE PROPORCIONOU NOVOS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM, COLABORANDO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS LICENCIANDOS.