O PRESENTE ARTIGO SE DEDICA A ANALISAR A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), QUE VEM SENDO ADOTADO COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E, PARA FAVORECER AS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, NO CONTEXTO DA
PANDEMIA DA COVID-19 3. PORTANTO, ESTE ESCRITO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUE INVESTIGOU AS PRINCIPAIS DIFICULDADES VIVENCIADAS E POSSIBILIDADES CRIADAS PELOS PROFESSORES NESSE PERÍODO DE ADEQUAÇÃO À NOVA CONJUNTURA SOCIAL E EDUCACIONAL. A BASE TEÓRICA TEM FUNDAMENTO NOS ESTUDOS DE CALDART (2004 E 2009), RODRIGUES (2017), BONFIM (2017) E MOURA (2009). QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO ADOTADO ESTE SE QUALIFICA NO QUE A LITERATURA DENOMINA DE PESQUISA DE CAMPO DE VIÉS QUALITATIVO, DO TIPO EXPLICATIVA E QUE SE UTILIZOU DO INSTRUMENTO DO QUESTIONÁRIO ONLINE PARA COLETA DE INFORMAÇÕES. ASSIM, COM BASE NAS ANÁLISES IDENTIFICAMOS QUE OS MUITOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES, VÃO DESDE O ACESSO A DISPONIBILIZAÇÃO E USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E AO RETORNO DOS ESTUDANTES SOBRE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.