A EDUCAÇÃO CONSISTE NOS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER, FACILITANDO A AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES, VALORES, CRENÇAS E HÁBITOS AO LONGO DA NOSSA TRAJETÓRIA. DESSA FORMA, ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS SENTIDOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, RECONSTRUINDO OS PERCURSOS E OS CONTEXTOS. CARACTERIZA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, REQUERENDO O USO DO MÉTODO EXPLICATIVO E ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, REALIZADA ATRAVÉS DA CONSULTA EM FONTES SECUNDÁRIAS OBTIDAS EM BASES DE DADOS DISPONIBILIZADAS NO PORTAL PERIÓDICOS CAPES. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA INICIOU O SEU PERCURSO VINCULADA À POLÍTICA DE COLONIZAÇÃO DOS PORTUGUESES. A EDUCAÇÃO É NECESSÁRIA PARA A ORGANIZAÇÃO DE UMA SOCIEDADE, ACOMPANHANDO AS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO E AS PRIORIDADES DE CADA CONTEXTO HISTÓRICO. APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL, A EDUCAÇÃO TORNOU-SE MAIS DEMOCRÁTICA, AMPLIANDO O ACESSO À EDUCAÇÃO PARA TODOS OS BRASILEIROS, TORNANDO A EDUCAÇÃO UM BEM NECESSÁRIO PARA A SOCIEDADE. A EDUCAÇÃO ESTÁ ASSOCIADA NÃO APENAS À FORMAÇÃO ESCOLAR, MAS TAMBÉM NA FORMAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL, ONDE A RELAÇÃO DE SABER NO CONVÍVIO HUMANO DESPERTA NOSSAS POTENCIALIDADES, HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.