ESTE ARTIGO FOI CONSTRUÍDO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL II E TEM COMO OBJETIVO: REFLETIR OS MODOS DE APRENDIZAGENS, BEM COMO AS DIFICULDADES E FACILIDADES NO QUE SE REFERE AO ENSINO REMOTO, NESSE PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19. DIANTE DA INDISSOCIABILIDADE DO CUIDAR, DO EDUCAR E DO BRINCAR, PODEMOS PENSAR NA IMPORTÂNCIA DE AS UNIDADES EDUCATIVAS EXERCEREM A COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA, A PARTIR DE VÍNCULOS AFETIVOS QUE FAVOREÇAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. SENDO ASSIM, AS UNIDADES DEVEM AJUDAR E ENCORAJAR ESSAS FAMÍLIAS A TEREM UMA COMUNICAÇÃO E ESCUTA MAIS ABERTA E PROLONGADA, SENDO UMA FORMA DE CUIDADO COM ESSAS CRIANÇAS, ABORDANDO E ESCUTANDO OS SENTIMENTOS, PROPONDO BRINCADEIRAS E OBSERVANDO OS SEUS COMPORTAMENTOS DIANTE DESSE MOMENTO DIFÍCIL PARA TODOS, DIALOGANDO SOBRE A SAUDADE, A FALTA DA ESCOLA, DO BRINCAR, DOS AMIGOS, PARA ASSIM, ENTENDER E TENTAR AMENIZAR A FALTA DE TODA A DINÂMICA E INTERAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA E DO TRABALHO EM CONJUNTO DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS, POIS A RESPONSABILIDADE DA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA/ALUNO NÃO SE RESUME A UMA ÚNICA INSTÂNCIA. ASSIM, ESSE ESTUDO NOS POSSIBILITOU REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, BEM COMO A FORMAÇÃO DOCENTE, EM TEMPOS DE PANDEMIA E A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS ENQUANTO ALIADAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS.