PROFESSORES E ALUNOS SÃO OS PRINCIPAIS ATORES DA AÇÃO EDUCACIONAL. SENDO O PROFESSOR O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO. A AÇÃO DO ENSINO É ESSENCIALMENTE TER REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ESTUDANTES, A FIM DE ENCONTRAR UMA ENTRADA EM SEUS SISTEMAS COGNITIVOS DESENVOLVIDOS. NO ENTANTO, ATINGIR ESSE OBJETIVO NÃO É ÓBVIO, E MÉTODOS COMUNS DE ENSINO NEM SEMPRE SÃO EFICAZES. DESSE MODO, PERSISTEM OBSTÁCULOS À EDUCAÇÃO DOS ALUNOS E DIFICULTAM A AÇÃO EDUCATIVA. SENDO NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DIDÁTICOS QUE POSSA CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ASSIM ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DETERMINAR A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DIDÁTICOS NA EFETIVIDADE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA, A PARTIR DE UMA PESQUISA DO MODELO EXPERIMENTAL DO TIPO PRÉ-EXPERIMENTO DO MODELO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE DE UM GRUPO. PARA ANÁLISE DOS DADOS FOI ESCOLHIDO A TÉCNICA ESTATÍSTICA COEFICIENTE DE PEARSON DE CORRELAÇÃO, ESTA QUE CONFRONTOU OS DADOS DOS TESTE E INTERVENÇÃO DO ESTUDO. NA SEGUNDA PARTE DE ANÁLISE EXPÕE DADOS ESTATÍSTICO QUANTITATIVOS DEMONSTRADOS EM GRÁFICOS. O RESULTADO FINAL DO ESTUDO OBTEVE UM RESULTADO SIGNIFICATIVO ALTO QUE COMPROVA A CORRELAÇÃO DO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE, ESTA QUE CONSIDEROU A ESCALA ALTA DE CONTRIBUIÇÃO QUE CONFIRMA A HIPÓTESE DO ESTUDO. ASSIM O ESTUDO REVELOU QUE OS MÉTODOS DIDÁTICOS EMPREGADOS EM SALA DE AULA CONTRIBUEM ALTAMENTE NA EFETIVIDADE DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DE CITOLOGIA. DESTE MODO RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA EXPRESSIVA DE METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM A APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA.