AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) PODEM CONTRIBUIR COM O PROCESSO
EDUCACIONAL ESCOLAR. CONTUDO, DURANTE VIVÊNCIA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA ALAGOANA, FOI
POSSÍVEL PRESENCIAR DIFICULDADES DE ACESSO À TECNOLOGIA. ESTE TRABALHO VISA A DISCUTIR AS
POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO E DO USO DAS TIC NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE
ALAGOAS. A METODOLOGIA DA PESQUISA É BIBLIOGRÁFICA, ESTANDO AS REFLEXÕES PAUTADAS NOS ESTUDOS DE
ALMEIDA (2007), GASPAR (2011) E GOMES (2018). NOSSOS PRIMEIROS RESULTADOS SINALIZAM QUE A
DISTÂNCIA DA ZONA URBANA É UM DOS MOTIVOS QUE CONTRIBUI PARA QUE O USO DAS TIC SE TORNE UM
DESAFIO NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, AO LADO DA AUSÊNCIA DE MANUTENÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
DISPONIBILIZADOS ÀS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. É NECESSÁRIO, IGUALMENTE, QUE HAJA MAIOR INVESTIMENTO
NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUE ATUAM NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, DE MODO QUE POSSAM
POTENCIALIZAR O USO DAS TIC NESTAS COMUNIDADES