O USO INDISCRIMINADO DA INTERNET E CONSEQUENTEMENTE DAS REDES SOCIAIS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES É UMA PROBLEMÁTICA QUE AFLIGE PAIS, RESPONSÁVEIS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. ESSA PREOCUPAÇÃO CONSTANTE É CONSEQUÊNCIA DOS INÚMEROS PERIGOS PRESENTES NO AMBIENTE VIRTUAL. TAIS DESAFIOS SE INTENSIFICARAM EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID 19, APÓS A CRESCENTE ONDA DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE, SOBRETUDO NO CAMPO EDUCACIONAL A PARTIR DA ADOÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. A UTILIZAÇÃO DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO PODEM SER CLASSIFICADAS ENTRE ANTES E DEPOIS DESSE PERÍODO PANDÊMICO, POIS ESSAS TECNOLOGIAS FORAM ESSENCIAIS PARA A CONDUÇÃO DOS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO, EM CONTRAPARTIDA FAZ-SE NECESSÁRIO REDOBRAR A ATENÇÃO QUANDO UTILIZADA POR MENORES DE IDADE, VISTO QUE O MUNDO VIRTUAL PODE SER NOCIVO QUANDO ACOMPANHADO DE DESINFORMAÇÃO E SEM A DEVIDA SUPERVISÃO. NO SENTIDO DE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE O TEMA AQUI INVESTIGADO BUSCOU-SE COMPREENDER A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR, COMO RESULTADO PROPÕE-SE A ELABORAÇÃO DE UM GUIA DE USO RESPONSÁVEL DA INTERNET QUE REÚNA INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O ENTENDIMENTO DOS DESAFIOS ENFRENTADOS NO MUNDO VIRTUAL E APRESENTE RECOMENDAÇÕES DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DE FORMA PEDAGÓGICA, BUSCANDO ASSIM RESSIGNIFICAR O USO DESSAS REDES E OFERECENDO NOVAS PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA.