ESTE TRABALHO DISCORRE SOBRE OS SABERES DOCENTES, CARACTERIZADOS POR TARDIF, MOBILIZADOS EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NA PERSPECTIVA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS). PARA SUA CONSECUÇÃO FORAM ANALISADOS OS TRABALHOS PUBLICADOS NAS ATAS DO EVENTO BIENAL ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) E NO GOOGLE ACADÊMICO. A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO POR MEIO DA COLETA DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS. A MAIORIA DOS TRABALHOS PESQUISADOS FOI PUBLICADA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, CONSOANTE OS RESULTADOS EVIDENCIADOS. DIANTE DISSO, OBSERVOU-SE UMA LACUNA SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SINALIZARAM QUE A ABORDAGEM CTS FOI BEM ESTUDADA, DISCUTIDA E DURANTE OS PERCURSOS FORMATIVOS FORAM MOBILIZADOS OS SABERES DOCENTES ELENCADOS POR TARDIF.