O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), E EM ESPECIAL O CONTEXTO VIVENCIADO POR UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL (FRUTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19) POTENCIALIZOU O MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA, TORNANDO A BUSCA POR SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ON-LINE UMA TAREFA DESAFIADORA. NESSE SENTIDO, NOSSA PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR O MODELO AVALIATIVO APLICADO NO ENSINO A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), POR MEIO DO MOODLE. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, NA QUAL NOS UTILIZAMOS DE DADOS DOCUMENTAIS, SE ENQUADRANDO AINDA ENQUANTO UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO QUAL OBTEREMOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO EM GRUPO DE DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, AUTORES COMO BASSANI E BEHAR (2009) E AMARILLA (2001) DISCUTEM OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO A DISTÂNCIA E APONTAM A COMPLEXIDADE QUE É SE OBTER UM MODELO ADEQUADO, ENQUANTO SABBATINI (2007) E ALVES E GOMES (2007) DISCORREM SOBRE O USO DO MOODLE NESSE CONTEXTO. OS RESULTADOS NOS APONTAM PARA UM USO RESTRITIVO DAS FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO NO MOODLE, COM EFICÁCIAS QUE VARIAM DE “REGULAR” A “BOM” NA OPINIÃO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA UMA REFLEXÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA, ASSIM COMO O DIÁLOGO A RESPEITO DE FERRAMENTAS JÁ EXISTENTES.