Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO MOODLE NO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DO IFRN

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO A DISTÂNCIA, IFRN, MOODLE, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81288
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2398
    "inscrito_id" => 6261
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO MOODLE NO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DO IFRN"
    "resumo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), E EM ESPECIAL O CONTEXTO VIVENCIADO POR UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL (FRUTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19) POTENCIALIZOU O MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA, TORNANDO A BUSCA POR SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ON-LINE UMA TAREFA DESAFIADORA. NESSE SENTIDO, NOSSA PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR O MODELO AVALIATIVO APLICADO NO ENSINO A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), POR MEIO DO MOODLE. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, NA QUAL NOS UTILIZAMOS DE DADOS DOCUMENTAIS, SE ENQUADRANDO AINDA ENQUANTO UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO QUAL OBTEREMOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO EM GRUPO DE DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, AUTORES COMO BASSANI E BEHAR (2009) E AMARILLA (2001) DISCUTEM OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO A DISTÂNCIA E APONTAM A COMPLEXIDADE QUE É SE OBTER UM MODELO ADEQUADO, ENQUANTO SABBATINI (2007) E ALVES E GOMES (2007) DISCORREM SOBRE O USO DO MOODLE NESSE CONTEXTO. OS RESULTADOS NOS APONTAM PARA UM USO RESTRITIVO DAS FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO NO MOODLE, COM EFICÁCIAS QUE VARIAM DE “REGULAR” A “BOM” NA OPINIÃO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA UMA REFLEXÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA, ASSIM COMO O DIÁLOGO A RESPEITO DE FERRAMENTAS JÁ EXISTENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO A DISTÂNCIA, IFRN, MOODLE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID6261_30092021235208.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELSON ERIK OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK SANTOS"
    "autor_email" => "sr.danielson_erik@yahoo.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81288
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2398
    "inscrito_id" => 6261
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E O USO DAS FERRAMENTAS AVALIATIVAS DO MOODLE NO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DO IFRN"
    "resumo" => "O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), E EM ESPECIAL O CONTEXTO VIVENCIADO POR UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL (FRUTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19) POTENCIALIZOU O MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA, TORNANDO A BUSCA POR SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ON-LINE UMA TAREFA DESAFIADORA. NESSE SENTIDO, NOSSA PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR O MODELO AVALIATIVO APLICADO NO ENSINO A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), POR MEIO DO MOODLE. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, NA QUAL NOS UTILIZAMOS DE DADOS DOCUMENTAIS, SE ENQUADRANDO AINDA ENQUANTO UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO QUAL OBTEREMOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO EM GRUPO DE DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, AUTORES COMO BASSANI E BEHAR (2009) E AMARILLA (2001) DISCUTEM OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO A DISTÂNCIA E APONTAM A COMPLEXIDADE QUE É SE OBTER UM MODELO ADEQUADO, ENQUANTO SABBATINI (2007) E ALVES E GOMES (2007) DISCORREM SOBRE O USO DO MOODLE NESSE CONTEXTO. OS RESULTADOS NOS APONTAM PARA UM USO RESTRITIVO DAS FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO NO MOODLE, COM EFICÁCIAS QUE VARIAM DE “REGULAR” A “BOM” NA OPINIÃO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA UMA REFLEXÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA, ASSIM COMO O DIÁLOGO A RESPEITO DE FERRAMENTAS JÁ EXISTENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO A DISTÂNCIA, IFRN, MOODLE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID6261_30092021235208.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELSON ERIK OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ERIK SANTOS"
    "autor_email" => "sr.danielson_erik@yahoo.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), E EM ESPECIAL O CONTEXTO VIVENCIADO POR UM MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL (FRUTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19) POTENCIALIZOU O MODELO DE ENSINO A DISTÂNCIA, TORNANDO A BUSCA POR SOLUÇÕES PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ON-LINE UMA TAREFA DESAFIADORA. NESSE SENTIDO, NOSSA PESQUISA OBJETIVA APRESENTAR O MODELO AVALIATIVO APLICADO NO ENSINO A DISTÂNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), POR MEIO DO MOODLE. TRATA-SE DE PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, NA QUAL NOS UTILIZAMOS DE DADOS DOCUMENTAIS, SE ENQUADRANDO AINDA ENQUANTO UM ESTUDO DE CASO POR MEIO DO QUAL OBTEREMOS DADOS PROVENIENTES DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO EM GRUPO DE DISCENTES CONCLUINTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ESPANHOL A DISTÂNCIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, AUTORES COMO BASSANI E BEHAR (2009) E AMARILLA (2001) DISCUTEM OS PROCESSOS AVALIATIVOS NO ENSINO A DISTÂNCIA E APONTAM A COMPLEXIDADE QUE É SE OBTER UM MODELO ADEQUADO, ENQUANTO SABBATINI (2007) E ALVES E GOMES (2007) DISCORREM SOBRE O USO DO MOODLE NESSE CONTEXTO. OS RESULTADOS NOS APONTAM PARA UM USO RESTRITIVO DAS FERRAMENTAS À DISPOSIÇÃO NO MOODLE, COM EFICÁCIAS QUE VARIAM DE “REGULAR” A “BOM” NA OPINIÃO DOS ALUNOS. DIANTE DISSO, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA UMA REFLEXÃO ACERCA DESSA TEMÁTICA, ASSIM COMO O DIÁLOGO A RESPEITO DE FERRAMENTAS JÁ EXISTENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.