ESTE TEXTO SE TRATA DE UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO EM QUE NOS PERMITIMOS AMPLIAR NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, SANCIONADA PELA LEI Nº 13.415/2017 ORIUNDA DA MEDIDA PROVISÓRIA (MPV) Nº 746/2016. AO TRAZER PARA O DEBATE ESTA REFORMA O NOSSO TRABALHO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E OS IMPACTOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DA JUVENTUDE. PARA DAR PROSSEGUIMENTO A ESTE OBJETIVO FAREMOS UM BREVE RELATO HISTÓRICO SOBRE AS MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO PÓS DÉCADA DE 1990, E CONSEQUENTEMENTE, DAS REFORMAS CURRICULARES, NO INTUITO DE REFLETIR SOBRE OS ARGUMENTOS QUE JUSTIFICARAM A APROVAÇÃO DAS MESMAS DESCONSIDERANDO O NECESSÁRIO DIÁLOGO COM A SOCIEDADE CIVIL, SOBRETUDO OS ATORES DO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDANTES, DOCENTES, GESTORES E COMUNIDADE ESCOLAR DE FORMA GERAL. QUANTO AOS IMPACTOS PARA A ESCOLARIZAÇÃO DA JUVENTUDE, TRABALHAREMOS COM ALGUMAS MUDANÇAS E SEUS PRINCÍPIOS PROPOSTOS. POR FIM CONCLUÍMOS QUE PRECISAMOS DE UMA ESCOLARIZAÇÃO ESCOLAR SÓLIDA E O QUE ESTA REFORMA FAZ É EXATAMENTE O CONTRÁRIO. O DESAFIO QUE NOS É COLOCADO HOJE MAIS UMA VEZ É QUE PRECISAMOS DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE EXPANSÃO E UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO COM QUALIDADE SOCIAL E EXCELÊNCIA ACADÊMICA.