O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE CRIAR UMA INQUIETAÇÃO ACERCA DO PENSAMENTO DE FOUCAULT, O QUE PODERIA NOS REVELAR AO SE TRATAR DE PROTAGONISMO JUVENIL. AO APROFUNDAR OS ENTENDIMENTOS E BUSCAR OS ESPAÇOS NÃO EXPLORADOS, ESTE TRABALHO TEVE COMO FINALIDADE SER REFERÊNCIA PARA OUTRAS PESQUISAS FUTURAS, COM UMA METODOLOGIA QUE SE RESPALDA EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. EXPLORANDO DESTA FORMA AQUILO QUE JÁ FOI FEITO PARA QUE SE POSSA CRIAR SOBRE TERRENO SÓLIDO E CONSISTENTE. BUSCANDO SINTETIZAR O CONHECIMENTO SOBRE UM DETERMINADO ASSUNTO QUE É O PROTAGONISMO JUVENIL NA VISÃO DE MICHAEL FOUCAULT. EM SEU DESENVOLVIMENTO SERÁ ABORDADO A VISÃO DE FOUCAULT SOBRE PODER E ESCOLA; O NASCIMENTO DA PROTAGONISTA NO SEIO CONSTRUTIVISTA E O PROTAGONISMO NO MEIO SOCIAL DA ESCOLA. A LIBERDADE CRIATIVA PROPICIA A SAÍDA DE UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO REAL PARA UMA ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL. APENAS O OBJETO SEM TORNAR-SE SÍMBOLO, ISTO É, APENAS O PROFESSOR SEM SER AGENTE DE MUDANÇA, NÃO CRIA NADA DE NOVO, A MOTIVAÇÃO PRECISA EXISTIR. HÁ UM CAMPO PARA PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES QUE OS ADOLESCENTES EM AMBIENTE ESCOLAR POSSUEM, PRINCIPALMENTE QUANDO PODEMOS PENSAR NAS RELAÇÕES ENTRE OS PROTAGONISTAS E OS NÃO-PROTAGONISTAS.