FERREIRA, Allan Dellon Pereira et al.. . VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79946>. Acesso em: 05/11/2024 09:45
ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DENOMINADO “FALA TU QUE EU TÔ CANSADO: VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO REMOTO?”, QUE OCORREU A PARTIR DE UMA DEMANDA ESPECÍFICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM FREI MARTINHO, NA PARAÍBA, ONDE FOI POSSÍVEL TRANSITAR PELOS 3 NÍVEIS QUE O ENSINO MÉDIO DISPÕE, SENDO ELES AS TURMAS DO PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANO. ESSA INTERVENÇÃO EM FORMATO DE RODA DE CONVERSA FOI FACILITADA POR 4 ALUNOS DO 5º PERÍODO DE PSICOLOGIA DA UFCG, E TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR UMA ESCUTA MAIS ATIVA E HORIZONTALIZADA DO CORPO ESTUDANTIL, A FIM DE FACILITAR UMA ABERTURA AOS ATRAVESSAMENTOS QUE A PANDEMIA DA COVID-19 E O ENSINO REMOTO VEM A GERAR NESSE MOMENTO DE ISOLAMENTO. A RODA DE CONVERSA POSSIBILITA UM LUGAR DE FALA E TROCA, ONDE NÃO EXISTE UM SABER SUPERIOR OU INFERIOR, DANDO AOS ALUNOS A POSSIBILIDADE DE SE COLOCAREM LIVREMENTE. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE APESAR DO ENSINO REMOTO APARECER COMO UM DISPARADOR PARA QUESTÕES DE INSEGURANÇA, ANSIEDADE, CANSAÇO E DIFICULDADES NA CONCILIAÇÃO ENTRE OS AFAZERES DOMÉSTICOS E ESCOLARES, ELE PODE SER UTILIZADO DE FORMA PROVEITOSA CONSIDERANDO OS APARATOS TECNOLÓGICOS.