O PRESENTE ARTIGO TRÁS UMA ABORDAGEM CRÍTICA ACERCA DA PRÁXIS DOCENTE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANTE AS DISPOSIÇÕES LEGAIS ESTABELECIDAS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. POSSUI COMO OBJETIVOS: DESENVOLVER UMA TRABALHO QUE RESULTE EM POSSÍVEIS ORIENTAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE MANEIRA CRÍTICA QUE POSSA IR ALÉM DAS FRONTEIRAS DISCIPLINARES; POSSIBILITAR A INTERNALIZAÇÃO DE UMA ÉTICA DE SUSTENTABILIDADE PLANETÁRIA, COM FOCO NOS PRINCÍPIOS DA NÃO GERAÇÃO, DA REDUÇÃO E DA REUTILIZAÇÃO OU RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DOMICILIARES E DESTINADOS AO ATERRO SANITÁRIO; INCENTIVAR PRÁTICAS COMO A ADESÃO AO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA, REALIZAÇÃO DE COMPOSTAGEM DOMÉSTICA DOS RESÍDUOS ORGÂNICOS E A UTILIZAÇÃO EFICIENTE DOS ECOPONTOS E OUTROS PONTOS DE ENTREGA VOLUNTÁRIA; EVIDENCIAR OS ASPECTOS PROGRESSISTAS, CRÍTICO E REFLEXIVOS QUANTO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PREVISTA NA LEI DE DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE FORMA A IMPACTAR NA PRÁXIS DOCENTE, DANDO EFETIVIDADE E RESSIGNIFICANDO O TEXTO LEGAL. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA SÃO QUANTO AO OBJETIVO (DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO) COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS (BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRECISA SER TRABALHADA NAS ESCOLAS DENTRO DA PERSPECTIVA DE MUDANÇA, BUSCANDO A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS COM HÁBITOS SUSTENTÁVEIS, PARA ALÉM DE UMA CONSCIÊNCIA DE PRESERVAÇÃO. CONTUDO NA PRÁXIS DOCENTE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL É TRABALHADA DE FORMA SUPERFICIAL, COMO TEMA TRANSVERSAL E DE SOMENOS IMPORTÂNCIA, O QUE FAZ COM QUE O CONTEÚDO CRÍTICO E TRANSFORMADOR PREVISTO NO TEXTO LEGAL SEJA INÓCUO CASO NÃO SEJA ADOTADA UMA PRÁXIS DOCENTE COM CONTEÚDO CRÍTICO E REFLEXIVO COM RESULTADOS TRANSFORMADORES.