ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO.