Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: TIRAS CÔMICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, FERRAMENTA DIGITAL, ENSINO, Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81361
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2626
    "inscrito_id" => 8655
    "titulo" => "PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO  DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO  DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TIRAS CÔMICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, FERRAMENTA DIGITAL, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8655_20102021150202.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR JOÃO DA ROCHA MAIA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR MAIA SANTOS"
    "autor_email" => "victor.jrms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81361
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2626
    "inscrito_id" => 8655
    "titulo" => "PROTÓTIPO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL DE “TIRINHAS” PARA AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO  DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO  DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "TIRAS CÔMICAS, CIÊNCIAS DA NATUREZA, FERRAMENTA DIGITAL, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID8655_20102021150202.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR JOÃO DA ROCHA MAIA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR MAIA SANTOS"
    "autor_email" => "victor.jrms@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL DE AUXÍLIO A PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TIRAS CÔMICAS (TIRINHAS) NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE PELO FATO DE OS PROFESSORES(AS) DAS ÁREAS DE CN MUITAS VEZES ENCONTRAREM OBSTÁCULOS PARA QUE O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONSIDERADOS “MAIS DIFÍCEIS” PELOS ALUNOS SE TORNE EFETIVO. ENTRE AS INÚMERAS PROPOSTAS METODOLÓGICAS EXISTENTES PARA MELHORAR O ENSINO DE CN, EVITANDO UMA DEPENDÊNCIA FUNDAMENTAL DE TEXTOS, SEM, CONTUDO, TORNÁ-LO REDUCIONISTA, SERIA A INCORPORAÇÃO DO HIPERGÊNERO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) COMO FORMA DE AUXILIAR O APRENDIZADO NESSA ÁREA DE ENSINO. A PRINCIPAL FUNÇÃO DESTE PROTÓTIPO É O DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DIGITAL QUE POSSA APRESENTAR UMA ALTERNATIVA DE FÁCIL ACESSO PARA QUE PROFESSORES(AS) E ESTUDANTES CONSIGAM UTILIZAR DESSE MEIO LÚDICO PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS, QUESTÃO EVIDENCIADA PELOS ESTUDOS REMOTOS. O PROTÓTIPO ALPHA DA FERRAMENTA DIGITAL FOI CRIADO A PARTIR DO “WIX.COM”, EM RAZÃO DA FACILIDADE DE MANUSEIO E DA CLAREZA DE FERRAMENTAS. O LAYOUT E ASSETS DO SITE SEGUIRAM A SEGUINTE DISPOSIÇÃO: [A] BARRA DE PÁGINAS; [B] BARRA DE MATÉRIAS DAS DISCIPLINAS DE CN; [C] BARRA DE PESQUISA COMPOSTA POR: [C1] MARCADORES (TAGS) E [C2] SUGESTÕES; [D] ÚLTIMAS ADICIONADAS. CONCLUI-SE QUE, PARA QUE OCORRA A FINALIZAÇÃO DA FERRAMENTA DIGITAL, SERÁ NECESSÁRIA A MUDANÇA DO PROTÓTIPO, VISTO QUE O ATUAL É DEMASIADAMENTE SIMPLÓRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.