ESTE TRABALHO APRESENTA UM ESTUDO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ESTUDO DE CASO (EC) PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES, REALIZADO COM ESTUDANTES DO 7º PERÍODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS — CAMPUS ARAPIRACA. AO LONGO DESTE ARTIGO SERÁ EXPOSTA À RESOLUÇÃO DO CASO SELECIONADO “ÓLEO DE FRITURA — DESCARTE CONSCIENTE” PROPOSTO NA DISCIPLINA DE PROJETOS INTEGRADORES, QUE DISCUTE A OBTENÇÃO E APROVEITAMENTO DA GLICERINA OBTIDA DO BIODIESEL PRODUZIDO A PARTIR DO ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA. DIANTE DISSO, A EQUIPE DURANTE A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS VERIFICOU QUE O ESTUDO DA GLICEROQUÍMICA SERIA UMA ALTERNATIVA VIÁVEL, DEVIDO AO SEU DESTAQUE EM APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA. PORTANTO, TAL PROPOSTA METODOLÓGICA PERMITE QUE O ALUNO APERFEIÇOE SUA CAPACIDADE DE PESQUISAR, ANALISAR OS FATOS OU FENÔMENOS DE ACORDO COM DIFERENTES PONTOS DE VISTA, BEM COMO APRENDER A TRABALHAR EM EQUIPE. LOGO, POR MEIO DA RESOLUÇÃO DO CASO FOI POSSÍVEL CONCEDER AOS GRADUANDOS EM QUÍMICA A OPORTUNIDADE DE DESENVOLVER AS HABILIDADES REQUISITADAS AOS PROFISSIONAIS DESSA ÁREA.