Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CAPS AD: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FREIRIANA PARA UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, CAPS-AD, METODOLOGIA FREIRIANA, ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81075
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2145
    "inscrito_id" => 2702
    "titulo" => "ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CAPS AD: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FREIRIANA PARA UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PEDAGOGO É UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR EM DIVERSOS ESPAÇOS, SEJA NO ÂMBITO FORMAL, NÃO FORMAL OU INFORMAL, AUXILIANDO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, TENDO COMO OBJETIVO GERAL RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS REALIZADA NO CAPS-AD DA CIDADE DE SOBRAL – CE, PELO GRUPO DEVIR DO PET-PEDAGOGIA. APOIANDO-SE NOS ESTUDOS DE AUTORES COMO BRANDÃO (2017); LIBÂNEO (2001); FREIRE (2012; 2014); DREYER (2011), DENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA DE CUNHO QUALITATIVA, MEDIANTE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO APOIAVA-SE NA METODOLOGIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE, AO PROPORCIONAR UM PROCESSO EDUCATIVO PERMEADO POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AFETIVAS E TERAPÊUTICAS, COM CONTEÚDOS E DIÁLOGOS PAUTADOS EM AÇÕES DO COTIDIANO DOS USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, CAPS-AD, METODOLOGIA FREIRIANA, ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID2702_30092021154840.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA EDUARDA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA ALVES"
    "autor_email" => "eduardaalves0107@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81075
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2145
    "inscrito_id" => 2702
    "titulo" => "ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NO CAPS AD: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FREIRIANA PARA UM GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PEDAGOGO É UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR EM DIVERSOS ESPAÇOS, SEJA NO ÂMBITO FORMAL, NÃO FORMAL OU INFORMAL, AUXILIANDO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, TENDO COMO OBJETIVO GERAL RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS REALIZADA NO CAPS-AD DA CIDADE DE SOBRAL – CE, PELO GRUPO DEVIR DO PET-PEDAGOGIA. APOIANDO-SE NOS ESTUDOS DE AUTORES COMO BRANDÃO (2017); LIBÂNEO (2001); FREIRE (2012; 2014); DREYER (2011), DENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA DE CUNHO QUALITATIVA, MEDIANTE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO APOIAVA-SE NA METODOLOGIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE, AO PROPORCIONAR UM PROCESSO EDUCATIVO PERMEADO POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AFETIVAS E TERAPÊUTICAS, COM CONTEÚDOS E DIÁLOGOS PAUTADOS EM AÇÕES DO COTIDIANO DOS USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, CAPS-AD, METODOLOGIA FREIRIANA, ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA112_ID2702_30092021154840.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA EDUARDA DA SILVA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDA ALVES"
    "autor_email" => "eduardaalves0107@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PEDAGOGO É UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR EM DIVERSOS ESPAÇOS, SEJA NO ÂMBITO FORMAL, NÃO FORMAL OU INFORMAL, AUXILIANDO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, TENDO COMO OBJETIVO GERAL RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS REALIZADA NO CAPS-AD DA CIDADE DE SOBRAL – CE, PELO GRUPO DEVIR DO PET-PEDAGOGIA. APOIANDO-SE NOS ESTUDOS DE AUTORES COMO BRANDÃO (2017); LIBÂNEO (2001); FREIRE (2012; 2014); DREYER (2011), DENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA DE CUNHO QUALITATIVA, MEDIANTE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO APOIAVA-SE NA METODOLOGIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE, AO PROPORCIONAR UM PROCESSO EDUCATIVO PERMEADO POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AFETIVAS E TERAPÊUTICAS, COM CONTEÚDOS E DIÁLOGOS PAUTADOS EM AÇÕES DO COTIDIANO DOS USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.