O PEDAGOGO É UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR EM DIVERSOS ESPAÇOS, SEJA NO ÂMBITO FORMAL, NÃO FORMAL OU INFORMAL, AUXILIANDO NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDANTES BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, TENDO COMO OBJETIVO GERAL RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS REALIZADA NO CAPS-AD DA CIDADE DE SOBRAL – CE, PELO GRUPO DEVIR DO PET-PEDAGOGIA. APOIANDO-SE NOS ESTUDOS DE AUTORES COMO BRANDÃO (2017); LIBÂNEO (2001); FREIRE (2012; 2014); DREYER (2011), DENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA DE CUNHO QUALITATIVA, MEDIANTE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA E DIÁRIO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. O GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO APOIAVA-SE NA METODOLOGIA DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE, AO PROPORCIONAR UM PROCESSO EDUCATIVO PERMEADO POR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS AFETIVAS E TERAPÊUTICAS, COM CONTEÚDOS E DIÁLOGOS PAUTADOS EM AÇÕES DO COTIDIANO DOS USUÁRIOS DA INSTITUIÇÃO.