O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA PAZ BASEADA NOS PRESSUPOSTOS DOS DIREITOS HUMANOS. POR MEIO DE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CARÁTER QUALITATIVO TEM COMO FINALIDADE FOMENTAR A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE UMA CULTURA PELA PAZ E DE DH POR MEIO DA DISCUSSÃO DO GRUPO DE PESQUISA "CULTURA DE PAZ DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”. CONSIDERA-SE ENTÃO QUE A EDUCAÇÃO PARA PAZ É UMA DAS GRANDES URGÊNCIAS DO SÉCULO XXI PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CAPAZ DE ENFRENTAR A CULTURA DE VIOLÊNCIA PERTINENTE EM TODAS AS SOCIEDADES. LOGO, ESTA RESPONSABILIDADE NÃO É DE APENAS UMA PESSOA, OU DE UM EDUCADOR, POR CHAMAR-SE EDUCAÇÃO, TORNA-SE RESPONSABILIDADE DE TODA A SOCIEDADE EM SEUS DIVERSOS ESPAÇOS DE RELAÇÃO SOCIAL, QUER SEJA NA FAMÍLIA, NA ACADEMIA OU NA COMUNIDADE. ENFIM, COMPREENDER QUE A ALTERIDADE QUANTO À PROTEÇÃO DOS DIREITO HUMANOS, CAMINHA ALÉM DAS QUATRO PAREDES DE UMA SALA DE AULA