O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80576 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1500 "inscrito_id" => 2479 "titulo" => "O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO. ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, LEITURA, LINGUAGEM, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID9097_29072021163240.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BATISTA DE MEDEIROS SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL MEDEIROS" "autor_email" => "profraquelbdm@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80576 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1500 "inscrito_id" => 2479 "titulo" => "O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS" "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO. ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "APRENDIZADO, LEITURA, LINGUAGEM, SURDEZ, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID9097_29072021163240.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BATISTA DE MEDEIROS SOUSA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL MEDEIROS" "autor_email" => "profraquelbdm@gmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }