ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO. ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM.