Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS

Palavra-chaves: APRENDIZADO, LEITURA, LINGUAGEM, SURDEZ, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80576
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 2479
    "titulo" => "O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO.  ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, LEITURA, LINGUAGEM, SURDEZ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID9097_29072021163240.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL BATISTA DE MEDEIROS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MEDEIROS"
    "autor_email" => "profraquelbdm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80576
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1500
    "inscrito_id" => 2479
    "titulo" => "O DESAFIO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA COM ALUNOS SURDOS"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO.  ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "APRENDIZADO, LEITURA, LINGUAGEM, SURDEZ, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA110_ID9097_29072021163240.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL BATISTA DE MEDEIROS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL MEDEIROS"
    "autor_email" => "profraquelbdm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO RESULTOU MEDIANTE AS EXPERI?NCIAS VIVIDAS COM PESSOAS SURDAS, ASSIM ? NECESS?RIA UMA REFLEX?O SOBRE A LEITURA, POIS APRENDER A L?NGUA PORTUGUESA ? FUNDAMENTAL PARA OCORRER O LETRAMENTO; PARA OS SURDOS, O PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ? COMPLEXO E EXIGIR? DO EDUCADOR ESTRAT?GIAS ESPEC?FICAS. O OBJETIVO DESSE ? REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE LEITURA DAS PESSOAS SURDAS OBSERVANDO COMO OCORRE A DECODIFICA??O DA ESCRITA E A COMPREENS?O DE SENTIDO AO TEXTO LIDO. ESSE TRABALHO FOI PAUTADO NA INVESTIGA??O DO TEMA PROPOSTO PARA ALCAN?AR O CONHECIMENTO POR MEIO DAS ABORDAGENS DESCRITIVA, QUALITATIVA, AN?LISE DOCUMENTAL E REVIS?O BIBLIOGR?FICA. DESSA FORMA, ESCLARECE QUE UM PROJETO EDUCACIONAL DE QUALIDADE PARA SURDOS DEVE ENFOCAR COMO PREMISSAS B?SICAS O ACESSO ? L?NGUA DE SINAIS NA INF?NCIA COMO PRIMEIRA L?NGUA, E O ENSINO DA L?NGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA L?NGUA. ESSA LINHA DE PESQUISA SUBSIDIA O DIREITO QUE AS CRIAN?AS SURDAS T?M DE APRENDER A L?NGUA OFICIAL DE SEU PA?S: A L?NGUA PORTUGUESA. ESSA SITUA??O CONFIGURA ? NECESSIDADE DE UMA EDUCA??O BIL?NGUE PARA SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL. QUANDO SEU APRENDIZADO OCORRE TARDIAMENTE A CRIAN?A ENFRENTAR? MAIORES DIFICULDADES. PARA QUE ESSE OBJETIVO SEJA ATINGIDO, FAZ-SE NECESS?RIA A ATUA??O DE EDUCADORES BIL?NGUES (SURDOS E OUVINTES), COMO INTERLOCUTORES NO PROCESSO DE AQUISI??O DA LINGUAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.