A ATIVIDADE DE VISITA T?CNICA VISA O ENCONTRO DO DISCENTE COM O UNIVERSO PROFISSIONAL, AO PROPORCIONAR AOS PARTICIPANTES O V?NCULO DE CONHECIMENTOS PR?TICOS AO CONTEXTO ESCOLAR, POR MEIO DO EMPENHO E PARTICIPA??O ATIVA DE TODOS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DE CASO, COM O OBJETIVO DE MOSTRAR E CARACTERIZAR A VISITA T?CNICA COMO UMA FERRAMENTA NECESS?RIA, IMPORTANTE E MOTIVADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS DOS CURSOS T?CNICOS EM ADMINISTRA??O E RECURSOS HUMANOS DA ESCOLA ESTADUAL IMACULADA CONCEI??O, EM PEDRO LEOPOLDO (MG). PARA TAL, FOI CONSIDERADA COMO OBJETO DE AN?LISE A COMPANHIA DE FIA??O E TECIDOS CEDRO E CACHOEIRA, LOCALIZADA EM CAETAN?POLIS (MG). ESSE ESTUDO REVELOU ASPECTOS IMPORTANTES DAS VISITAS T?CNICAS ?S EMPRESAS, DOS MAIS VARIADOS RAMOS DA ECONOMIA E, MAIS PRECISAMENTE, A EMPRESA EM QUEST?O. NESTE SENTIDO, CONSIDERA-SE UMA CONTRIBUI??O BASTANTE SIGNIFICATIVA DO PONTO DE VISTA ACAD?MICO, HAJA VISTA QUE VIVENCIAR O MUNDO DAS EMPRESAS E SUA PRODU??O DE BENS PARA O CONSUMO DA POPULA??O, SEJA DIRETA OU INDIRETAMENTE, PROVOCA FASC?NIO NOS DISCENTES E NOS FUTUROS PROFISSIONAIS.