O PRESENTE ARTIGO PRETENDE DISCORRER SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO AMBIENTE ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA, TOMANDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO LIBÂNEO, OLIVEIRA E TOSCHI (2012), SILVA (2018), NASCIMENTO E MARQUES (2012), E BENTES, COLARES E SOARES (2012) QUE BUSCAM EM SUAS OBRAS APRESENTAR PONTOS SIGNIFICATIVOS DESTA RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA COM A FINALIDADE DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. NO ESTUDO EM QUESTÃO, VISAMOS, A PARTIR DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DEMONSTRAR AS AÇÕES DA EQUIPE DE GESTORA DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE CARUARU – PE, NA BUSCA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA, COM O INTUITO DE ATRAIR AS FAMÍLIAS PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NAS ATIVIDADES REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR.