O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PENSAR POSSIBILIDADES DE PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DAS NARRATIVAS DOS COTIDIANOS. CONSIDERANDO O DIREITO À EDUCAÇÃO GARANTIDO LEGALMENTE, APONTAMOS CAMINHOS E ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA GARANTIR O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO ESPAÇO ESCOLAR. APONTAMOS A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) INTERLIGADO AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES, SOB OS OLHARES NÃO SÓ DE PROFESSORES DO AEE, MAS TAMBÉM DOS OUTROS INTERLOCUTORES DO PROCESSO DE INCLUSÃO, SOBRETUDO OS PROFESSORES CONSIDERADOS DE NÚCLEO COMUM E A FAMÍLIA DO ESTUDANTE. FAZEMOS UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O AEE E O CURRÍCULO ESCOLAR, APONTANDO O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO ESTRATÉGIA PARA A GARANTIA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NA ESCOLA. O PROCESSO METODOLÓGICO SE DÁ POR MEIO DA ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDO POR UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I AO TER EM SUA TURMA DE 2º ANO UMA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E PRECISAR VIVENCIAR O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, ESTABELECIDO EM VIRTUDE DAS CONDIÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19 VIVIDA PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DESDE O ANO DE 2020.