ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO, EM AULAS REMOTAS, DE EXPERIMENTOS ATRAVÉS DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID, COMO MANEIRA DE VIABILIZAR O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EXPERIMENTAÇÃO PRESENCIAL NÃO ESTÁ SENDO POSSÍVEL DEVIDO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19 O QUE FAZ COM QUE OS MÉTODOS DE ENSINO PRECISAM SER REPENSADOS, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DOS PROFESSORES E O INTERESSE DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. A METODOLOGIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS- PB. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO QUANDO SE FAZ A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A UTILIZADA NA PESQUISA.