Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEO: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, VÍDEO-AULA, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80161
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2758
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEO: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO, EM AULAS REMOTAS, DE EXPERIMENTOS ATRAVÉS DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID, COMO MANEIRA DE VIABILIZAR O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EXPERIMENTAÇÃO PRESENCIAL NÃO ESTÁ SENDO POSSÍVEL DEVIDO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19   O QUE FAZ COM QUE OS MÉTODOS DE ENSINO PRECISAM SER REPENSADOS, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DOS PROFESSORES E O INTERESSE DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. A METODOLOGIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS- PB. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO QUANDO SE FAZ A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A UTILIZADA NA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, VÍDEO-AULA, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2758_29072021195156.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL ANTONIO SILVA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "emmanuel.almeida@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80161
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 908
    "inscrito_id" => 2758
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ATRAVÉS DE VÍDEO: ESTRATÉGIA METODOLÓGICA EM AULAS REMOTAS DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO, EM AULAS REMOTAS, DE EXPERIMENTOS ATRAVÉS DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID, COMO MANEIRA DE VIABILIZAR O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EXPERIMENTAÇÃO PRESENCIAL NÃO ESTÁ SENDO POSSÍVEL DEVIDO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19   O QUE FAZ COM QUE OS MÉTODOS DE ENSINO PRECISAM SER REPENSADOS, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DOS PROFESSORES E O INTERESSE DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. A METODOLOGIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS- PB. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO QUANDO SE FAZ A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A UTILIZADA NA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, VÍDEO-AULA, APRENDIZAGEM, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2758_29072021195156.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL ANTONIO SILVA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "emmanuel.almeida@aluno.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES ACERCA DA APLICAÇÃO, EM AULAS REMOTAS, DE EXPERIMENTOS ATRAVÉS DE VÍDEOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID, COMO MANEIRA DE VIABILIZAR O APRENDIZADO DE FORMA DIFERENCIADA, JÁ QUE A EXPERIMENTAÇÃO PRESENCIAL NÃO ESTÁ SENDO POSSÍVEL DEVIDO A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM VIRTUDE DA PANDEMIA DO COVID-19 O QUE FAZ COM QUE OS MÉTODOS DE ENSINO PRECISAM SER REPENSADOS, BUSCANDO-SE FORMAS ALTERNATIVAS PARA AUMENTAR O ENTUSIASMO DOS PROFESSORES E O INTERESSE DOS ALUNOS, ATRAVÉS DE AULAS MAIS DINÂMICAS E ATRATIVAS. A METODOLOGIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS- PB. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS ALUNOS SENTEM-SE MAIS MOTIVADOS E COMPREENDEM MELHOR O CONTEÚDO QUANDO SE FAZ A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A UTILIZADA NA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.